Na tarde de ontem (27), os vereadores Wanderley Paulo e Celso Kozak, a pedido do prefeito eleito Alei Fernandes e da primeira-dama Mara Fernandes, estiveram reunidos com a Secretaria Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política (SENATP) do Ministério das Mulheres Fátima Cleide Rodrigues da Silva e toda a equipe técnica , com objetivo de buscar informações e subsídios para a implantação da secretaria municipal da mulher em Sorriso que será criada no início de 2025.
Durante a reunião foram apresentados todos os programas e projetos que o Ministério e a atuação da SPM desdobra-se em três linhas principais de ação, Políticas do Trabalho e da Autonomia Econômica das Mulheres, Enfrentamento à Violência contra as Mulheres; e Programas e Ações nas áreas de Saúde, Educação, Cultura, Participação Política, Igualdade de Gênero e Diversidade.
Os vereadores deixaram acordado todo o apoio do Ministério e de suas equipes para que a Secretaria Municipal das Mulheres em Sorriso, seja criada para se tornar referência para o país.
"Agradeço a confiança do prefeito Alei Fernandes e da primeira-dama Mara Fernandes, por entender que temos portas abertas nos ministérios e conseguimos garantir hoje todo o assessoramento do Ministério para estruturar a nossa nova secretaria com a confirmação de que os técnicos estarão em Sorriso no início do ano para trabalhar na implementação e já confirmamos que na inauguração da Secretaria o Ministério estará presente. Já conseguimos também repasse financeiro, o que é de extrema importância ", pontuou Wanderley Paulo.
Wanderley pontuou a importância da criação da secretaria no município. " Temos que dar todo o suporte para as mulheres sorrisenses , com políticas públicas de qualidade e tenho que parabenizar o prefeito eleito que já inicia seu governo, com os olhos voltados para as questões políticas e sociais das mulheres sorrisenses".
Celso Kozak, destacou a necessidade de cuidar com políticas públicas das mulheres de Sorriso e o município estar começando a criar a secretaria com o apoio do ministério é de extrema importância. " A secretaria já nascerá grande e forte, pois contará desde a sua criação com o apoio total do Ministério das Mulheres".
Texto: Claudia Sarubo
Fotos: Claudia Sarubo