Ontem, 26 de novembro, foi dia de formatura para os118 jovens que integram o Programa Aprendiz Sorriso Legal edição 2024. E a emoção rolou solta. A secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, ressaltou a importância do projeto. “São 118 jovens entre 15 e 17 anos de idade, que hoje recebem os certificados e estão aptos ao mercado de trabalho como aprendizes; durante oito meses eles mergulharam na temática do mundo do trabalho, costumamos dizer que agora eles recebem o “passaporte” par ao mercado de trabalho”, frisa.
Coordenado pela equipe de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), o programa teve duração de oito meses, com início em abril e encerramento em novembro. Durante o período, os jovens formandos receberam aulas prática e teóricas com temáticas relativas ao mundo do trabalho; além de oficinas de informática, educação física e teatro realizados por profissionais habilitados.
Presente no evento, o prefeito Ari Lafin, pontua que a meta do programa é que todos os jovens passem por entrevista de emprego e conquistem sua vaga no mercado de trabalho, com contrato de trabalho formal e legalizado. “O trabalho da Assistência Social está concentrado em não “dar as coisas”, mas ensinar a conquistar, a batalhar pelo emprego, pela formação e qualificação profissional, pela melhoria significativa na qualidade de vida de cada um”, diz.
E não só os jovens estão de parabéns. Para que tudo fosse possível, houve apoio direto do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Associação estudantil de Sorriso (AES) que aturam como escolas profissionalizantes. Além deles, 26 empresas sorrisenses abriram suas portas para que os jovens pudessem ter a formação e contato prático com o mundo do trabalho.
“Nosso agradecimento a todos as famílias que nos confiram suas filhas e filhos; as escolas que participaram das formações e as empresas que abriram suas portas para que esse momento se tornasse realidade”, ressalta Jucélia.
Continua após a publicidadegoogle.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Os jovens formandos integram as turmas do CRAS Praça Ceu, CRAS São Domingos, CRAS São José, CRAS Vitória Régia e Mãezinha do Céu.
Vale lembrar que em Sorriso, o programa passa pelas seguintes etapas: 1) inscrição das famílias e jovens que desejam participar do Programa; 2) capacitação dos jovens inscritos; 3) sensibilização e parceria com empresas locais; 4) encaminhamento para processos de seleção de emprego de acordo com perfil solicitado pela empresa; 5) certificação dos jovens e premiação das empresas parceiras com o SELO "Empresa Legal Amiga do Aprendiz" e 6) o acompanhamento desse jovem na pós contratação.
Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Giovani Oliveira
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).