As apresentações dos Núcleos Municipais de Artes e Cultura, seguindo a tradição de fim de ano, já tiveram início. A programação é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Rio Preto. É a oportunidade para que os alunos mostrem às suas famílias e comunidade o que aprenderam ao longo do ano em aulas de dança, música, teatro e artes plásticas.
A programação deste ano foi aberta com o vernissage de Artes Plástica, realizado na última quinta-feira, 21/11, na Casa de Cultura Dinorath do Valle. A Exposição com as obras produzidas pelos alunos das turmas segue aberta à visitação pública até o dia 13/12, diariamente das 9h às 20h.
Nesta terça-feira, dia 26/11, tem início as apresentações de Dança, às 19h, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. As apresentações de Teatro acontecem no Teatro Municipal Nelson Castro, a partir do dia 28/11. Já as apresentações de Música serão realizadas em uma única noite, no dia 5/12, às 20h, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto.
Os Núcleos Municipais de Artes e Cultura oferecem, gratuitamente, os cursos de artes plásticas (aquarela, pintura em tela e desenho de observação); dança (balé clássico, dança contemporânea, dança de salão, sapateado, street jazz e jazz); literatura (infanto-juvenil e adulto); música (bateria, canto coral, instrumentos de sopro, piano, teclado, teoria musical, viola caipira, violão, violino e violoncelo) e teatro.
O objetivo dos Núcleos Municipais de Artes e Cultura é a formação, em diferentes níveis, de pessoas interessadas em arte. A proposta é que a criança e o adulto optem pela modalidade, de forma livre, de acordo com seu desejo.
A missão é fomentar a transformação das pessoas e o desenvolvimento de suas capacidades inventivas por meio da cultura e da arte, bem como contribuir para a formação de cidadãos conscientes do significado de suas vidas em sociedade.
Trata-se de uma efetiva política pública de cultura à qual todo cidadão tem direito, além da oportunidade para iniciar ou aprimorar o contato com as artes, formando os mais diversos graus de pessoas interessadas nas linguagens artísticas. Além disso, a cultura dialoga, interage e se funde com a sociedade. Os Núcleos são mantidos pela Secretaria de Cultura e coordenados pela Faperp. Mais informações, programação completa e cobertura fotográfica no riopreto.sp.gov.br/nac.