Cidades Rio Preto - SP
2º Fórum de Igualdade Racial discute políticas públicas
Evento acontece no sábado, 30/11, a partir das 9h, na Casa de Cultura Dinorath do Valle
26/11/2024 20h38
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP

Para fechar o cronograma de atividades do Novembro Negro, acontece neste sábado, 30/11, o 2º Fórum de Igualdade Racial – Consciência Negra: Hoje e Sempre!, das 9h às 13h, na Casa de Cultura Dinorath do Valle. O evento é organizado pelo Conselho Municipal Afro (CMA) em parceria com a Prefeitura de Rio Preto, por meio das Secretarias de Cultura e da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial. É gratuito e as inscrições podem ser feitas no link abaixo.

INSCRIÇÕES AQUI

O 2º Fórum de Igualdade Racial é aberto à comunidade e tem por objetivo fomentar discussões para construção de políticas públicas voltadas à comunidade negra. As palestrantes convidadas são Andréia Fidélis de Souza e Thainá da Silva Costa. Andréia é professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus São José do Rio Preto, mestra em Ensino de Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e licenciada em matemática e pedagoga. Thainá é doutoranda e mestra em Psicologia e Sociedade pela Unesp/Assis, gestora do Conselho Regional de Psicologia (CRP) de São José do Rio Preto, psicóloga clínica, professora universitária, escritora e poetisa. Ambas trarão perspectivas e experiências para fomentar um diálogo enriquecedor sobre a consciência negra e os desafios enfrentados pela população afro-brasileira, em contextos de atravessamentos – de raça/etnia, gênero, econômico e social.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Para a presidente do CMA, Claudionora Elis Tobias, a temática do fórum traz questionamentos e reflexões do porquê a sociedade precisa discutir as causas da negritude nos 365 dias do ano. “O tema ‘Consciência Negra: Hoje e Sempre!’ é para pensarmos que, depois de um período de quase 400 anos de escravização, é impossível que seja dissecado o tema apenas em um mês do ano. Então, é significativo que saibamos como enfrentar, executar, fiscalizar e cobrar as ações afirmativas já existentes e como criar outras políticas públicas de equidade. Discutiremos como tutelar e proteger essa população com novos ordenamentos jurídicos. Essa discussão do Fórum fará com que pensemos nas questões da igualdade racial e de que maneira poderemos equilibrar essa discrepância e abismo que esse período de escravização trouxe ao nosso município.”

Serviço2º Fórum de Igualdade Racial – Consciência Negra: Hoje e Sempre!Data: 30 de novembro de 2024Horário: 9h às 13hLocal: Casa de Cultura Dinorath do ValleEndereço: Rua Roberto Símonsen, 120, Chácara MunicipalLocalização: https://maps.app.goo.gl/EvupGifVgnKwjFKQ8

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0