No último dia 24 de novembro, o antigo Instituto Pena Agrícola (IPA) celebrou um marco em sua história com a oficialização da nova denominação, consolidando uma nova etapa em sua trajetória. Batizado de Instituto de Preservação Ambiental e Agrícola Dr. Armando Casseb – IPAA, a área possui uma importância histórica e ambiental singular. Além de sua relevância educacional e social, a região abriga duas áreas de grande destaque ecológico: a Floresta Estadual e a Floresta Ecológica. Esses espaços não apenas desempenharam um papel crucial na preservação ambiental da cidade, mas também foram fundamentais como áreas de educação, pesquisa e lazer para a comunidade local.
“Com a mudança de nome, o IPAA reforça sua missão educacional e cultural, adaptando-se às demandas contemporâneas e reafirmando seu compromisso com a formação de qualidade e o desenvolvimento social”, destacou o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo.
Localizado em uma área de 380 hectares, o Instituto desempenhou uma etapa tanto na ressocialização de detentos quanto na preservação ambiental da região. O IPA operava com um exemplo de trabalho agrícola, oferecendo aos detentos a oportunidade de se envolverem em atividades produtivas como cultivo de alimentos e manejo de áreas naturais. Após a desativação, em 28 de dezembro de 2010, o local ficou abandonado, até que em 2022 a área foi doada pelo Governo de São Paulo para a Prefeitura de São José do Rio Preto.
“Preparamos um masterplan para o espaço, envolvendo várias secretarias. De acordo com o decreto, o imóvel deverá ter visitação pública, com desenvolvimento de atividades de educação ambiental, lazer, esporte e cultura, além da recuperação ambiental da área, com plantio de espécies nativas. Essa é a primeira etapa desse processo”, detalhou o secretário de Obras, Israel Cestari Júnior.
O IPAA agora leva o nome do Dr. Armando Casseb, que foi diretor do antigo IPA por 17 anos. O filho do homenageado relembrou os momentos do pai à frente do Instituto. “Um trabalho feito com muito amor. Foram 17 anos de muito trabalho como diretor de um local que se destacou pela abordagem diferenciada no sistema prisional. A memória do IPA deve ser preservada, especialmente considerando a relevância que sua área representava para a cidade de São José do Rio Preto”, disse Armadinho Casseb.
Além da nova identidade, o evento, que combinou esporte e celebração, destacou não apenas a mudança do nome, mas também o compromisso da instituição de se aproximar ainda mais da comunidade e reforçar valores como saúde, sustentabilidade e integração social. Mais de 700 ciclistas se reuniram no local para um percurso de 25 quilômetros, que começou dentro da área do IPAA.
“Utilizar essa área é uma conquista para nós, ciclistas. O espaço combina tudo o que os amantes do esporte esperam: segurança, natureza e aventura. Esse foi o primeiro de muitos eventos que teremos a oportunidade de realizar por aqui”, disse Lucidio Bertoco, organizador do 1º Eco Bike IPAA.
Logo após a conclusão do percurso, os ciclistas acompanharam uma homenagem a Renan Evandro Navas, que faleceu no dia 1º de setembro de 2024, durante um evento de pedal. A ciclovia da avenida Abelardo Menezes, com 3,6 quilômetros que combinam ciclovia e ciclofaixa, será chamada agora de Ciclovia Renan Evandro Navas.
A esposa do Renan, Aline Danielle, acompanha das filhas Maria Luiza e Alice, relembrou o amor do marido pela bike. “Estamos muito felizes com esta homenagem. O Renan amava o ciclismo, e ver seu nome eternizado em uma ciclovia preserva sua memória e sua paixão pelo ciclismo”, declarou.
Além de Aline, a mãe de Renan, dona Maria, e os irmãos, Leandro, Jessica e Mayara, também acompanharam a homenagem.Encerrada a cerimônia de descerramento das placas, os presentes puderam desfrutar de atividades culturais e educativas.