Com direção de Maurício Ricardo, espetáculo encerra oficina de teatro e desafia limites com humor, reflexão e inovação.
Na última quinta-feira (21), às 19h, na Câmara Municipal de Sorriso, alunos da oficina de teatro Delfos, conduzida pelo ator e diretor Maurício Ricardo de Moraes, encerraram um ciclo de três meses de muito aprendizado e diversão com a apresentação da Peça “Cenas Curtas” de teatro. O espetáculo conduziu o público por cenas absurdas de humor, com revelações e situações polêmicas, como um velório surreal, uma loja de "tecidos finos banhados a ouro" e uma crítica a uma multinacional com sua "gente elegante". A peça terminou com uma versão criativa e inusitada da história do Menino Jesus.
Para Maurício Ricardo de Moraes, idealizador do projeto, “Cenas Curtas” tinha como objetivo transmitir uma mensagem de paz, respeito e consciência por meio do trabalho de artistas iniciantes e amadores. Ele destacou que o principal intuito do processo criativo foi proporcionar diversão aos participantes e ajudá-los a superar seus limites. “A idade adulta nos enrijece, e o teatro tem esse poder de nos fazer refletir sobre isso”, afirmou.
Rafaela Giovelli Ferraz, professora e recreadora, compartilhou sua experiência enriquecedora com a oficina: “Participar foi uma experiência incrível. O teatro nos tira da zona de conforto, estimula nossa criatividade, expressão e conexão com os outros. O curso foi também sobre autoconhecimento e coragem.”
Jefferson Reber Scholz, professor de capoeira, também se mostrou satisfeito com o processo: “Me redescobri e me reinventei. Foi uma experiência apaixonante que me fez concluir todo o processo com alegria.”
Sua colega, Loiane Santin Teixeira Tiburski, destacou a paixão e o profissionalismo de Maurício, afirmando que isso foi essencial para manter o grupo motivado e entusiasmado: “Quando fazemos algo com paixão, entusiasmamos aos outros, e foi isso que o professor fez conosco.”
Ana Caroline de Moura Moreira, acadêmica de Biomedicina e com sete anos de experiência em teatro, se sentiu desafiada a experimentar algo novo e inovador. “Ela contou que, sob a orientação de Maurício, foi estimulada a sair de sua zona de conforto e buscar o inimaginável”.
A coordenadora do Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser (CHC), Maria Amélia de Souza Rossi, ressaltou a importância de abrigar atividades culturais no museu. Ela revelou que “a ideia de realizar a oficina surgiu de uma conversa informal com Maurício, e o sucesso do projeto reforçou sua crença de que o museu deve ser um espaço para a convivência de múltiplas atividades culturais”.
O projeto, com uma carga horária de trinta horas, abordou técnicas corporais, vocais e mentais, além de envolver os participantes na experiência de montagem de um espetáculo. Foi realizado pelo grupo Teatro Repositório, com sede em Sorriso, pelo Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser, e contou com o apoio do Camarim Municipal de Sorriso, da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude, e da Câmara Municipal.
Diretor e ator: MAURÍCIO RICARDO DE MORAES
Elenco: MARIA AMÉLIA DE SOUZA ROSSI, INDIÉLI PROBST DE JESUS, JOÃO VICTOR ELOIR WALCHAK, JEFFERSON REBER SCHOLZ, CAROLINA DA FONSECA LASCO, ANDERLISSE REGINA GIOVELLI, ROSANGELA DE OLIVEIRA VIEIRA, LOIANE SANTIN TEIXEIRA TIBURSKI, RAFAELA GIOVELLI FERRAZ, DIEGO EVERTON PEREIRA, MARIA HELENA PEREIRA, ANA CAROLINE DE MOURA MOREIRA.
Texto: Divulgação assessoria/ Carolina Lasco
Fotos: Divulgação
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).