Educação Piauí
Universidade Estadual se prepara para o Enade 2024 com programa específico para o exame
O Conecta Enade visa apoiar os concluintes na preparação para o exame, proporcionando suporte nas duas etapas da avaliação.
21/11/2024 20h52
Por: Redação Fonte: Secom Piauí

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) está se preparando para a realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que vai acontecer no dia 24 de novembro de 2024. O Enade é uma avaliação obrigatória para os estudantes concluintes de cursos de graduação no Brasil. Seu objetivo é medir a qualidade dos cursos oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) e fornecer dados essenciais para o aprimoramento contínuo da educação superior no país.

Neste cenário, a Uespi oferece o Programa Conecta Enade, uma iniciativa que visa apoiar os concluintes na preparação para o exame, proporcionando suporte nas duas etapas da avaliação: o questionário do estudante e a prova de conhecimentos. O programa inclui atividades como oficinas, workshops, seminários, palestras e rodas de conversa, com foco tanto em alunos quanto em professores da instituição, que desempenham um papel crucial no processo.

O Programa Conecta Enade se destaca por promover uma preparação personalizada. Entre os temas abordados, estão a estrutura do Enade, metodologias ativas, a Plataforma Uespi e discussões sobre a formação docente e os Indicadores da Educação Superior (SINAES).

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

De acordo com a coordenadora do programa, professora Nadja Pinheiro, a iniciativa busca integrar as diversas pró-reitorias e departamentos da universidade para garantir o sucesso dos estudantes. “O Conecta Enade faz a junção entre as pró-reitorias, administração superior, os coordenadores de curso e os setores administrativos. Os coordenadores de curso são peças-chaves nesse processo, especialmente neste ano, em que o Enade das licenciaturas introduz a avaliação prática, um grande desafio para todos nós”, explicou Nadja.

Ela destacou que os coordenadores estão enfrentando a novidade da avaliação prática, que será utilizada pela primeira vez no Enade das licenciaturas em 2024. “A avaliação prática, embora diagnóstica, exige uma integração com os estágios supervisionados e a prática acadêmica. Estamos trabalhando para orientar e capacitar os coordenadores para que possam dar o melhor suporte aos alunos”, completou.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0