Mais de 340 mil estudantes das escolas estaduais participam das provas do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE) 2024, nos dias 18 e 19. Organizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a prova é uma oportunidade para que a gestão escolar pública obtenha informações detalhadas e de forma anual acerca da assimilação de conteúdos por parte dos estudantes e dos fatores que interferem no processo ensino-aprendizagem nas unidades escolares.
No processo são aplicadas provas de Língua Portuguesa e de Matemática, sendo que nesta segunda-feira, 18, são destinadas aos estudantes do 2º e 5º ano do Ensino Fundamental. Já na terça-feira, 19, novamente estudantes do 2° ano, além do 4º e 8º anos do Ensino Fundamental e da 2ª série do Ensino Médio e Ensino Médio Integrado da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet).
Uma das escolas que aplicaram a avaliação foi a Presidente Castelo Branco, entre as ações que eles utilizaram foram Resolução e correção dos Cadernos de Atividades; Realização de simulados a partir dos descritores prioritários das disciplinas de Português e Matemática; Apresentação de vídeo-aulas; exploração dos objetos do conhecimento (Português e Matemática) apresentados nos livros do Prepara, e entre outras.
Os resultados preliminares do SisPAE estão previstos para serem divulgados em janeiro de 2025 e servirá como indicadores de melhoria nos resultados de aprendizagem previsto na Lei n° 9.674/2022 - ICMS, de 24 de agosto de 2022, e regulamentado pelo Decreto n° 2.838/2022, que estabelece o critério educacional com base no Indicador de Qualidade de Educação - IQE. Unidades estaduais municipais também fazem a avaliação.