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HGWA orienta sobre direitos de pacientes e cuidadores atendidos pelo Serviço de Atendimento Domiciliar
Distribuído nas visitas domiciliares, o material conta com pontos que falam dos direitos dos pacientes e cuidadores assistidos pelo SAD do HGWA O H...
17/11/2024 08h32
Por: Redação Fonte: Secom Ceará

Distribuído nas visitas domiciliares, o material conta com pontos que falam dos direitos dos pacientes e cuidadores assistidos pelo SAD do HGWA

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realiza uma ação de orientação ao público atendido pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), com a distribuição de um material educativo direcionado aos direitos dos pacientes e cuidadores assistidos pelo programa. O folheto, que está sendo entregue nas residências, visa aproximar ainda mais e estimular a assistência humanizada dos pacientes que precisam de cuidados especializados em casa.

Danilo Menezes (foto), de 28 anos, cuida da mãe, Nelyane Cristina, de 44 anos, acometida por uma doença do sistema nervoso. Ela depende de cuidados diários e conta com o auxílio do filho e da equipe de profissionais de saúde do SAD. Para ele, o material é de grande importância. “Traz conhecimento e consciência aos cuidadores em todos os estágios de cuidado. E é de fácil leitura e compreensão”, diz.

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Foto: Reprodução/Secom Ceará

A coordenadora do SAD, Amabili Couto, destaca a importância desta ação. Ela pontua que entre os objetivos, está o esclarecimento aos pacientes e familiares dos direitos que possuem, dos auxílios disponíveis em vários âmbitos e todos os benefícios que possam melhorar a qualidade de vida.

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“Ele dá informações detalhadas tanto quanto ao tratamento, ao atendimento da equipe e à rede de apoio à saúde dos pacientes. O cuidador é elo entre equipe e paciente, ele é fundamental no tratamento e recuperação da saúde daquela pessoa”, afirma.

Além da distribuição aos pacientes já acompanhados, o material também será entregue na inclusão de novos pacientes. “Embora sejam bem informados no processo de desospitalização, pela quantidade de novas informações, nova rotina, sempre surgem dúvidas. E nossa equipe está à disposição, o informativo será um grande aliado”, explica.

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A assistente social do HGWA, Maria Concebida, acrescenta que o material possibilita que cuidador e família conheçam e acessem os serviços oferecidos pelo SAD e compreendam o seu papel no processo de assistência ao paciente, buscando qualidade de vida, alinhada ao plano de cuidados proposto pelo serviço.

“Considera-se de fundamental importância o conhecimento do cuidador e da família quanto aos seus direitos, para que possam usufruir, da melhor forma possível, daquilo que o SAD pode oferecer. Nesse sentido, a cartilha foi elaborada utilizando uma linguagem clara e objetiva, facilitando a compreensão e o exercício desses direitos, sempre pensando no melhor para o paciente”, diz a assistente social.

Ela também reforça a importância do papel do cuidador, a pessoa que passa mais tempo com o paciente atendido em casa e que também está recebendo orientações sobre os seus deveres.

“O atendimento domiciliar somente é possível com o comprometimento e a parceria entre o cuidador e o SAD, considerando que o paciente passa a maior parte do tempo sob os cuidados deste e sua colaboração e desempenho é imprescindível para o bem-estar e estabilidade do paciente”, finaliza.

O material conta com 14 pontos importantes, como os direitos do paciente e cuidador em ser identificado pelo nome completo, direito digno e atencioso por parte de todos os profissionais, além do direito de consentir ou recusar procedimentos a serem realizados de acordo com o tratamento.

Sobre o SAD

Prestar assistência humanizada e com a garantia de continuidade dos cuidados à saúde em casa. Essa é a principal meta do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara. O programa, que começou a ser implantado em 2003, e atende hoje, além do HGWA, todas as unidades da rede da Sesa.

Criado com o intuito de reintegrar o paciente no contexto familiar, promover humanização da saúde dos pacientes que necessitam de cuidados especializados no domicílio e otimizar leitos, o serviço cuida de pacientes de todas as idades. Seis equipes multiprofissionais compõem o quadro de atendimento, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogas, fonoaudiólogos, dentistas, terapeutas ocupacionais e cirurgião.