Segurança Segurança Pública
PM apreende drogas, armas e veículos em primeiro dia da Operação Cosud
A ação integrada, que reúne forças de segurança dos estados das regiões Sul e Sudeste do país para intensificar o combate ao crime organizado e re...
15/11/2024 18h46
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

A Polícia Militar do Paraná divulgou o balanço das ações desta quarta-feira (13), no âmbito da “Operação Cosud”. A ação integrada, que reúne forças de segurança dos estados das regiões Sul e Sudeste do país para intensificar o combate ao crime organizado e reforçar a segurança pública nos estados e terá duração de cinco dias, já está apresentando resultados significativos para a comunidade paranaense.

Ao todo, 435 policiais militares paranaenses e 175 viaturas foram mobilizados em ações estratégicas que ocorreram em todas as regiões do Paraná e resultaram na apreensão de quase 850 quilos de maconha, além de porções de crack e cocaína. Também foram apreendidos mais de 30 mil maços de cigarro, sete armas de fogo e mais de 100 munições.

As abordagens policiais incluíram a vistoria de 58 locais, 117 veículos e 1.700 pessoas. Durante as ações, 17 pessoas foram presas, sendo realizadas 13 prisões em flagrante e a lavratura de três Termos Circunstanciados de Infração Penal (TCIP).

Continua após a publicidade

Em uma das ações de fiscalização, em um trevo de acesso ao município de Manoel Ribas, no Norte, uma equipe da PMPR realizou a abordagem a um veículo e localizou 118 quilos de maconha no banco de trás do automóvel. O condutor, um homem de 22 anos e a passageira (25) foram presos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Manoel Ribas. Já no município de Umuarama, no Noroeste, dois homens foram presos e veículos com radiocomunicadores, placas de veículos e 21.628 unidades de anabolizantes contrabandeados do Paraguai, avaliados em 4,35 milhões de reais, foram apreendidos. Os envolvidos foram encaminhados à Polícia Federal de Guaíra.

SOBRE A PRIMEIRA EDIÇÃO- A Operação que envolve o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) promove a integração das forças de segurança pública, fortalecendo o enfrentamento ao crime nas áreas de fronteira e outras regiões estratégicas. Na primeira edição, em maio deste ano, as ações conjuntas também geraram resultados expressivos.

Continua após a publicidade

Ao longo de cinco dias, foram abordadas 78.078 pessoas, com 123 prisões realizadas. As forças de segurança integradas apreenderam 577 armas de fogo, quase 38 toneladas de drogas e mais de 490 mil maços de cigarro. Além disso, 7.324 locais foram fiscalizados e diversas operações foram realizadas para cumprimento de mandados de prisão e patrulhamento ostensivo, tanto em áreas urbanas quanto rurais.

O comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, destacou a importância da operação para a segurança da população paranaense e das regiões Sul e Sudeste do país. “A Operação reforça a integração entre as forças de segurança, demonstrando nosso compromisso com a proteção da sociedade e o enfrentamento efetivo ao crime. Estamos empenhados em manter a segurança e a tranquilidade da nossa comunidade”, ressaltou.

Continua após a publicidade

O objetivo da operação é intensificar o combate ao crime organizado e reforçar a segurança pública nos sete estados que compõem o Cosud (Consórcio de Integração Sul e Sudeste). São eles: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Um novo encontro dos governadores acontece na próxima semana, em Florianópolis (SC).

Com resultados promissores já no primeiro dia, a segunda edição da Operação reafirma a atuação da Polícia Militar do Paraná na garantia da ordem pública e no enfrentamento às atividades criminosas em todo o estado. A ação segue nos próximos dias, com novas ações estratégicas previstas.