Saúde Saúde
HGWA reforça importância de prevenção e tratamento especializado de lesões de pele e tecido
A lesão por pressão é um dano na pele que ocorre devido à pressão ou fricção constante, comum em pessoas acamadas, com mobilidade reduzida ou que p...
15/11/2024 16h00
Por: Redação Fonte: Secom Ceará

Estomaterapia é a área de cuidados com estomas, feridas e lesões cutâneas, promovendo a cicatrização e qualidade de vida dos pacientes. No Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), existem profissionais especializados nesse tipo de cuidado. O serviço trata tantos os pacientes internados como aqueles encaminhados, por meio da Central de Regulação, ao ambulatório.

A vendedora Ana Paula Ferreira, de 47 anos, recebeu alta recentemente do ambulatório. Na ocasião, ela recebeu um certificado, uma espécie de lembrança que é dada ao paciente que chega ao fim do tratamento. Ela esteve internada para tratar uma infecção que resultou em lesões no quadril. “Recebi a assistência da equipe que começou na internação e depois no ambulatório. Tomei fortes medicações e recebi um tratamento inicial, em seguida, retornei para as consultas. Agora estou curada”, relembra.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Ana Paula Ferreira recebe certificado de alta pelas profissionais de estomaterapia do HGWA
Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A estomaterapeuta e enfermeira do HGWA, Caroline Pinto, explica que o acompanhamento de pacientes com esse tipo de lesão é uma demanda complexa que exige dos profissionais dedicação, conhecimento e responsabilidade.

“Em média, realizamos entre 120 e 140 atendimentos mensais nas unidades de internação e cerca de cem atendimentos ambulatoriais. No âmbito da campanha de prevenção, reforçamos a importância de cuidados essenciais, como a mudança de decúbito [ação de mudar a posição do paciente acamado], a hidratação adequada da pele, a troca periódica de fraldas descartáveis, o uso de superfícies de apoio adequadas e dispositivos de apoio que auxiliam no reposicionamento dos pacientes”, explica.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A enfermeira Juliana Minego diz que o certificado de alta é entregue ao paciente que já tem a lesão cicatrizada. Ele também cita os casos mais comuns encontrados no HGWA. “Os casos mais comuns são de úlcera venosa e arterial, pacientes de lesão por pressão e pacientes de erisipela, que são pacientes que têm muitas vezes uma lesão pequena arterial que eles coçam e se abre. De pequena, ela, de repente, cresce e se torna crônica, até com infecção cutânea. Nesses casos, são usados medicamentos adequados”, explica.

Programação

Foto: Reprodução/Secom Ceará
A programação iniciou nesta quarta-feira com uma palestra sobre novas tecnologias na cicatrização de feridas
Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Entre os dias 13 e 19 de novembro, o HGWA promove a “Semana da Lesão por Pressão”. A campanha busca conscientizar a população, especialmente dos profissionais de saúde, sobre a importância da prevenção de lesões por pressão. Nesta quarta-feira (13), ocorreu a palestra “Novas tecnologias na cicatrização de feridas”. Também houve treinamento sobre o tema com as equipes assistenciais. Na quinta-feira (14), será feita uma exposição com atividades dedicadas aos profissionais. Entre os dias 18 e 19 ocorre ainda um treinamento com as equipes assistenciais no eixo neonatal e na pediatria.