Começou na manhã desta sexta-feira (15) o Congresso Internacional de Cerveja – Conib, um dos principais eventos do setor cervejeiro do Brasil, que integra a programação da segunda edição do Bahia Beer – Festival de Cerveja de Alagoinhas.
O Conib reúne profissionais do mercado cervejeiro, para discussões técnicas, oportunidade de aprendizado e troca de experiência. A programação do evento inclui palestras, painéis e workshops, ministrados por 14 especialistas de diversos países do mundo.
O primeiro dia de evento começou com a palestra de Tara Nurin, da Filadélfia, Estados Unidos, jornalista, professora e escritora especialista em bebidas, restaurantes e viagens. Tara falou sobre a presença de mulheres no mercado e como fazer do local de trabalho um local acolhedor para trabalhar.
Em seguida, foi a vez do brasileiro Rodolfo Rabelo falar sobre o processo de malteação da cerveja. A programação continuou com a fala do polonês Jan Lichiota e da brasileira Rosi Dedekind. O palestrante brasileiro Julio César Machado Junior deu seguimento com a palestra cujo tema foi lúpulo e análise sensorial. Para finalizar, Charles Guerrier, de Singapura, falou sobre o mercado de cerveja artesanal e seu desenvolvimento na Ásia.
A bióloga Jéssica Freitas foi uma das participantes do congresso e considerou uma oportunidade singular para adquirir mais conhecimento. Ela, que consome cerveja socialmente, destacou a palestra de sobre a participação das mulheres em nichos dominado por homens, de Tara Nurin. “Eu achei bem interessante essa valorização, porque a gente fica só no nosso mundo, pensando: Será que a luta pela valorização é só aqui? E quando uma pessoas traz essa perspectiva de fora, de um país como Estados Unidos, a gente super mais animada, com mais força para lutar por nossos ideais. Eu gostei bastante”,afirmou Jéssica.
Já Paulo Assunção, que é cervejeiro numa fábrica de bebidas de Alagoinhas, foi ao Conib motivado pela qualidade dos palestrantes e pela chancede absorver maisconhecimento técnico: “Os palestrantes são pessoas bem renomadas no meio e trazem assuntos de muito interesse para quem trabalha na indústria e no meio cervejeiro, com áreas de conhecimento técnico, como software e costumes.Issoé bem importante para quem trabalha no ramo.”
Sobre o Bahia Beer, o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacellar, falou da importância de seu alcance internacional e seu impacto positivo para o município. “Um festival com essa magnitude vai fortalecendo a economia que gira no entorno da produção de cerveja, de rótulos, de embalagens, de produtos que servem para a produção de cerveja, para a indústria de frios, umbilicalmente ligada à produção de cerveja; vai servir também para a indústria de hotéis e com isso, vai influenciar o dia a dia do morador de Alagoinhas”, pontuou Bacellar.
“Quando eu vejo tantas pessoas de outros países, vindo à Alagoinhas, valorizando o que temos aqui, eu fico orgulhoso! Isso fortalece também nossa economia, traz emprego e renda para o nosso Estado, traz a alegria e o orgulho de sermos de Alagoinhas”, comemorou o prefeito Joaquim Neto.
O Conib segue até amanhã, sábado (16), das 10h às 17h30, no Hotel Absolar. A participação é gratuita.
Fotos: Roberto Fonseca