Geral Geral
Feira do G20 Social, no Rio, vende produtos de vários estados
Evento deve reunir 50 mil pessoas entre ativistas e o público em geral
14/11/2024 17h51
Por: Redação Fonte: Agência Brasil

Livros, comidas, produtos rurais, roupas e artesanato. É possível encontrar de tudo um pouco no G20 Social. Além das centenas de mesas com discussões sobre diversos temas de interesse da sociedade civil, o evento reúne uma feira de comércio com 150 expositores, no boulevard Olímpico, na zona portuária do Rio de Janeiro.

A indígena Creuza Potiguara veio da Paraíba para apresentar e vender peças de artesanato de seu povo - os potiguara - para os milhares de visitantes que passarão pelo local, o qual, até sábado (16), será conhecido como Território do G20 Social.

Colares de sementes e cocares estão entre os itens oferecidos pela potiguara em sua barraca. "Tem sementes de aguaí, Santa Maria, castanha atalaia, saboneteira, bananeirinha... A gente está aproveitando para mostrar nossa cultura e nosso artesanato para o mundo inteiro e esperando vender", conta Creuza,

Continua após a publicidade

Originária de uma comunidade às margens do rio Arapeí, no Pará, Nathalia Viana veio ao Rio de Janeiro para representar sua cooperativa de artesãs ribeirinhas que trabalham com a palmeira tucumã.

"Essa é a palmeira mais encontrada na nossa região, então as mulheres ribeirinhas das comunidades extraem a palha, fazem a tecelagem, fazem o tingimento. Hoje essa é a principal fonte de renda delas, o artesanato feito dessa fibra do tucumã".

Continua após a publicidade

Produtos rurais

Mineiro de nascimento, mas vivendo no Rio desde que tinha 20, ou seja, há oito anos, Igor Silva encontrou nos produtos rurais de sua terra natal, a serra da Canastra, o seu ganha-pão.

"Espero vender muito porque milhares de pessoas vão passar por aqui nos dias do G20 Social. Estou até com medo de não ter como repor meu estoque", afirmou o vendedor, com uma boa dose de otimismo.

Continua após a publicidade

Apostando em bolsas com temas africanos, Nadja Araújo acredita que o G20 Social será uma ótima vitrine para os seus produtos. "Tudo é fabricação própria. Eu mesma produzo estampas com simbologias africanas. A ideia é fazer algo mais afrocentrado, ou seja, na visão que eu tenho do Brasil", avalia.

Em sua primeira edição, o G20 Social deve reunir 50 mil pessoas entre ativistas, representantes da sociedade civil e o público em geral, no Rio de Janeiro, nos três dias do evento.