Segurança Segurança Pública
PCPR na Comunidade levará serviços a mais quatro municípios nesta semana
Ações vão atender moradores de Arapongas, Carlópolis, Joaquim Távora e Ivaiporã. Público terá acesso a emissão de boletim de ocorrência e de atest...
12/11/2024 08h12
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levará serviços de polícia judiciária, orientações e exposições aos moradores de Arapongas, Carlópolis, Joaquim Távora e Ivaiporã ao longo desta semana.

O PCPR na Comunidade em Arapongas será de terça (12) a quinta-feira (14), das 9h às 17h, na Estação das Feiras, na Rua Jandaia, nº 300, no centro da cidade, em parceria com o programa Paraná em Ação, da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Seju).

Em Carlópolis, as ações ocorrem também de terça (12) a quinta-feira (14), das 9h às 17h, no barracão da Igreja Matriz, na Rua Padre Hugo, nº 910.

Continua após a publicidade

Nos dois eventos serão disponibilizados registro de boletins de ocorrência, emissão de atestados de antecedentes criminais e a confecção da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para aqueles que fizeram agendamento prévio.

Em Joaquim Távora, o PCPR na Comunidade será durante o 33º Rodeio Tavorense, de quarta-feira (13) a domingo (17), no Centro de Eventos Marco Antônio Vieira, das 17h à meia-noite. Os policiais civis estarão disponíveis para registrar boletins de ocorrência, com exposição de materiais táticos e bélicos, além de viaturas da PCPR.

Continua após a publicidade

Em Ivaiporã, o programa ocorrerá durante a Exposição Agropecuária e Industrial, de domingo (17) a quarta-feira (20), no Parque de Exposições de Ivaiporã, das 16h às 22h. Serão disponibilizados serviços como registro de boletins de ocorrência e exposições.

Em todos os eventos, os policiais civis estarão à disposição para oferecer orientações, distribuir materiais educativos, realizar atividades lúdicas para crianças e apresentações de perícia papiloscópica.

Continua após a publicidade

ATENDIMENTOS– O PCPR na Comunidade levou serviços a mais de 2,9 mil pessoas entre quarta-feira (6) e sábado (9) em Mandaguari, Rolândia e Londrina, no Norte do Estado. No total, foram emitidos cerca de 1,4 mil Carteiras de Identidade Nacional (CIN).

A servidora pública Letícia Yana esteve no evento em Londrina para confeccionar a CIN das filhas. Ela aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas com os policiais civis e pegar materiais educativos para as crianças.

“Elas já tinham a carteira de identidade de quando eram pequenas, mas aproveitei para renovar, pois elas ainda não escreviam na época em que fizemos. Agora, elas terão o documento com a própria assinatura”, comentou.

O evento em Mandaguari foi realizado em parceria com o Paraná em Ação, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Paraná (Seju), enquanto em Rolândia e Londrina ocorreu em conjunto com o programa Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Paraná.

“Os eventos do PCPR na Comunidade alcançaram um público significativo e ofereceram serviços essenciais, fortalecendo a conexão entre a polícia e a comunidade", afirmou João Mário Goes, coordenador do programa.

ATENDIMENTO VOLANTE – Durante a ação em Londrina, os policiais civis também fizeram um atendimento volante para a confecção da Carteira de Identidade. A equipe de papiloscopistas foi até uma residência para emissão do documento de pessoas com capacidade motora reduzida.

O serviço de atendimento volante existe desde 1994 e garante direito aos cidadãos vulneráveis e com restrição de mobilidade. O policial civil se desloca até o endereço indicado para que ele tenha o documento oficial de identidade.

PCPR NA COMUNIDADE– O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.