Três alunas da rede municipal de São Sebastião, vencedoras do Festival Estudantil da Voz (FestVoz), embarcarão para a cidade de Fivizzano, na Itália, para um intercâmbio cultural único. A viagem foi organizada pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), como reconhecimento ao talento e ao empenho das jovens cantoras, que se destacaram na competição musical do município. O intercâmbio também reforça os laços entre São Sebastião e Fivizzano, que são cidades-irmãs.
As alunas que participarão dessa experiência internacional são Giovanna Dias, estudante da Escola Municipal Profª Maria Virgínia da Silva, de Barra do Una, que foi a campeã da Categoria Anos Iniciais; Ana Clara Barbosa, da Escola Municipal Prof.ª Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, do Pontal da Cruz, vencedora da Categoria Anos Finais; e Helena Tavares de Assis, da Escola Municipal Prof. Antônio Luiz Monteiro, de Boiçucanga, que conquistou o primeiro lugar na edição anterior do FestVoz.
Durante a estadia em Fivizzano, as jovens e suas mães terão a oportunidade de explorar a rica cultura local, em uma programação organizada pela Prefeitura da cidade italiana. Esta experiência visa inspirar as jovens artistas, proporcionar um intercâmbio de conhecimentos e incentivar a valorização da cultura, promovendo o aprendizado de uma nova língua e o contato com diferentes expressões artísticas.
A parceria entre São Sebastião e Fivizzano já proporcionou outras trocas culturais significativas. Em 2023, a Banda Municipal de São Sebastião ‘Maestro Manoel Ladislau de Mattos’ participou do evento Sapori Fivizzano, fortalecendo ainda mais a amizade entre as duas cidades e o intercâmbio artístico.
O Festival Estudantil da Voz, que motivou o intercâmbio, é uma iniciativa da Prefeitura de São Sebastião para reconhecer e encorajar o talento musical dos estudantes. Com o objetivo de despertar o interesse pela cultura musical e promover o desenvolvimento artístico, o FestVoz se consolidou como um evento importante na formação cultural dos jovens do município, incentivando-os a expressarem-se através do canto e, agora, possibilitando essa troca enriquecedora com outro país.
#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra alunos intercambistas durante receptivo a comitiva italiana no Paço Municipal e em reunião na Secretaria da Educação. Fim da descrição.