Geral Maranhão
Maranhão lança programa Arte de Rua voltado para a juventude e valorização da arte urbana
O programa se integra ao conjunto de ações desenvolvidas pela gestão estadual com foco no protagonismo da juventude maranhense.
09/11/2024 12h26
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão

Com o objetivo de descobrir novos talentos e valorizar a arte do grafite, o Governo do Maranhão lançou o programa Arte de Rua que terá como foco a seleção de jovens maranhenses que receberão bolsas para aprenderam as técnicas dessa arte e a seleção de artistas renomados para utilizarem esse conhecimento em fachadas de logradouros públicos contribuindo para o embelezamento das cidades maranhenses.

O governador Carlos Brandão assinou, nessa sexta-feira (8), o documento que institui o programa em solenidade realizada no Palácio dos Leões, no Centro. O programa se integra ao conjunto de ações desenvolvidas pela gestão estadual com foco no protagonismo da juventude maranhense.

“Esse é um programa que vai deixar a cidade mais bonita através dos painéis de grafite e vamos descobrir novos talentos, são pessoas que às vezes estão precisando apenas de uma oportunidade. Temos um investimento de R$ 1 milhão e vamos começar pelos dez maiores municípios, trabalhando para descobrir esses jovens talentosos que poderão entrar para o mercado de trabalho apresentando todo o seu potencial”, afirmou Brandão.

O governador também explicou que a ideia é apresentar o programa aos prefeitos eleitos para que a ação possa ser ampliada aos demais municípios, impactando tanto na descoberta de novos talentos, quanto no engajamento da juventude com a manifestação cultural, além do embelezamento das cidades a partir da valorização de elementos e características próprias das comunidades.

O programa Arte de Rua será coordenado pela Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) que ficará responsável pela elaboração do planto de trabalho e demais necessidades de implantação. O secretário de Estado da Juventude, Thiago Prado, ressaltou que o programa da gestão estadual é uma forma de reconhecimento e valorização dessa manifestação cultural e artística. 

“A intervenção urbana artística através do grafite está em alta, exemplo disso é que o presidente Lula sancionou uma lei no dia 15 de outubro reconhecendo o grafite como arte no nosso país. O Arte de Rua busca, justamente, valorizar essas intervenções urbanas artísticas que estão cada vez mais presentes em nosso estado”, frisou o secretário Thiago Prado.

Para possibilitar a execução do programa, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) direcionará recursos para execução do programa, sendo uma parte para custeio de bolsas para a formação dos alunos na rede estadual de ensino e outra parte como um concurso para a seleção de profissionais que trabalham com o grafite para pintura de logradouros públicos.

“A Fapema entra com a viabilidade das bolsas e dos auxílios para que a gestão estadual possa executar esse excelente projeto. Com isso vamos embelezar a cidade, formar mão de obra e alcançar o jovem. O governador está empenhado nesse trabalho com a juventude e fazendo cada vez mais para a nossa cidade ficar mais bonita”, comentou o presidente da Fapema, Nordman Wall.

Para o coordenador de Inovação do programa Arte de Rua, Delano Rodrigues, as duas frentes do programa possibilitarão que os jovens sejam incentivados e, também, que possam ser descobertos novos talentos. Ele afirmou que o grafite é uma forma de manifestação artística com reconhecimento internacional e que o Maranhão está inserido nesse contexto.

“Esse programa vem para compor um cenário que é uma tendência internacional de trazer a arte de rua como um instrumento de valorização das cidades. Aqui no Maranhão já temos diversos talentos e nomes que ganharam projeção nacional e internacional. Incentivar um circuito que valoriza estes nomes contribui para o surgimento de novos talentos”, observou.

A secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, lembrou que a gestão estadual tem dedicado atenção especial à juventude e que o programa atual é mais uma ação nesse sentido. Ela destacou que a proposta é que os jovens possam expressar suas emoções em forma de arte.

“Com o programa iremos contemplar 20 escolas em dez municípios maranhenses acima de 100 mil habitantes e 200 alunos, inicialmente, para expressar nas paredes das nossas escolas e em prédios públicos a sua arte, sua cultura, suas crenças e seus valores”, comentou.

O lançamento do programa foi acompanhado por diversos artistas e personalidades maranhenses do hip hop. Entre os presentes, o artista Edi Bruzaca destacou a importância do Arte de Rua para valorização e reconhecimento do grafite como arte e expressão da cultura popular.

“Um edital que vem premiar artistas que há anos produzem é de uma grande satisfação e enriquecedor para a cultura, pois fortalece todo esse conhecimento que temos de pintar e repassar esses conhecimentos. Eu, por exemplo, faço oficinas de grafite e isso vai dar uma valorização maior para o trabalho”, relatou.

Para a artista Raphaella Mainã, quanto maior a visibilidade para o grafite e o hip hop, mais avanços para a quebra de preconceitos e combate às desigualdades. “Esse projeto veio em um momento muito bom para o grafite, pois esse ano o grafite está sendo bem valorizado. É um projeto que veio com tudo. Também vai dar mais visibilidade para as mulheres, é uma grande oportunidade para todos”, opinou.

Com vasta produção na cidade, o artista Gil Leros destacou que o grafite vem ganhando força nacional e internacionalmente, inclusive com reconhecimento do grafite como parte da cultural nacional em lei sancionada pelo presidente Lula em outubro deste ano.

“Essa iniciativa do governador Carlos Brandão para fomentar essa arte no estado é muito válida para gerar fomentos e reconhecer novos talentos. Isso é positivo para a juventude e positivo para a cultura”, declarou.

O programa Arte de Rua surge como um incentivo da gestão estadual à educação, ao conhecimento e ao aperfeiçoamento da produção artística, voltado para o enriquecimento cultural e valorização da arte urbana.