A comitiva internacional, liderada pelo presidente da Arrábida Film Comission — Carlos Sargedas, fez questão de agradecer a hospitalidade, a parceria da Fundação Hansen Bahia com a Santa Casa de Misericórdia, além de enaltecer os patrocinadores do evento — Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e Bahiagás.
Um dos vencedores, Flávio Cruz, foi premiado em 05 categorias e disse estar “impressionado com a cultura, as belezas e riquezas de Cachoeira e da Bahia”, destacou que o sorriso do povo baiano é “o mais encantador”. Flávio deu exemplo de jovem obstinado e detentor de um olhar sensível e criterioso, enquanto cineasta.
O grande vencedor, que receberá inclusive a maior estatueta do Finisterra Brasil 2022, foi o argentino Nicolas Bori com o filme Overlanding the Silk Road.
Autoridades municipais (presidente da Câmara de Vereadores Isnaldo Cordeiro e a vice-prefeita Cristina), estaduais (deputado Rosemberg Pinto e presidente da Bahiagás Luiz Gavazza) e federais (deputada Alice Portugal), assim como um público recheado por cineclubistas de diversos lugares do Brasil e amantes do cinema se fizeram presentes no evento e também foram homenageados pela comissão do Festival Finisterra.