Educação Piauí
Governo do Estado lança curso de gestão escolar para fortalecer resultados da educação no Piauí
A iniciativa visa proporcionar uma metodologia de gestão escolar eficiente, alinhada aos desafios da educação e foi apresentada em um evento que re...
07/11/2024 09h55
Por: Redação Fonte: Secom Piauí

O secretário da Educação, Washington Bandeira, anunciou, nessa quarta-feira (6), o lançamento do curso Gestão Escolar de Excelência e que Transforma, um programa destinado a aprimorar as habilidades dos gestores das 640 escolas da rede estadual de ensino.

A iniciativa visa proporcionar uma metodologia de gestão escolar eficiente, alinhada aos desafios da educação e foi apresentada em um evento que reuniu 32 gestores de escolas do Estado com os melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2023.

O evento foi realizado no Metropolitan Hotel com transmissão ao vivo para outros gestores das Gerências Regionais de Educação (GRE) por meio do Canal Educação.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Durante o encontro, os profissionais participaram de uma oficina para a criação de um plano de formação, conheceram a cartilha Gestor que Transforma, que traz orientações sobre gestão escolar, e participaram de uma palestra sobre os desafios enfrentados pelos gestores do Piauí.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A principal inovação do curso será a utilização da metodologia de comunidade de prática (CoP), em parceria com o Instituto Unibanco. Ao adotar essa abordagem, diretores de escolas com bom desempenho no IDEB irão orientar outros gestores em grupos de 20, criando um espaço de troca de experiências para fortalecer o sistema educacional do estado, tanto no aspecto pedagógico quanto administrativo.

Washington Bandeira enfatizou a relevância dessa formação para o avanço da educação no Piauí, destacando o compromisso do Governo do Estado, liderado pelo governador Rafael Fonteles, em promover uma gestão de rede mais coesa, que minimize as desigualdades de aprendizagem nas diversas regiões do estado.

Continua após a publicidade

"O Piauí está sendo reconhecido nacionalmente pelo trabalho que o time da Seduc está fazendo, com resultados já colhidos a curto prazo e com perspectiva de resultados ainda melhores. Não temos dúvidas que a política pública formativa de gestores será uma das mais determinantes para o sucesso das ações educacionais. São eles que fazem acontecer no chão da escola. Gestores, professores e alunos são os grandes protagonistas do nosso trabalho", afirmou o secretário.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Para Paulicéia Ribeiro, gestora do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Moderna, da cidade de São Raimundo Nonato, a troca de experiências entre gestores será essencial para aprimorar a prática de todos.

“Para nós, que estamos à frente da escola, buscando essa liderança, a formação vai nos trazer uma segurança porque, com base nas teorias, nos leva a refletir sobre a nossa experiência. Esse compartilhamento de práticas vai nos mostrar que, apesar das dificuldades, nossos desafios são muito parecidos, independentemente de onde estamos. Assim, podemos nos ajudar mutuamente e adaptar as experiências exitosas para as realidades de nossas escolas", disse a diretora.

Ariadna Cavalcante, gestora do Ceti Solange Viana, também ressaltou a importância da metodologia que será aplicada no curso. “O maior objetivo é que nossos alunos desenvolvam as habilidades e competências necessárias para que se tornem cidadãos aptos a encarar qualquer atividade que queiram exercer no futuro. Esse curso será uma ferramenta importante para ajudar os gestores a fazerem a diferença nas escolas, com base em uma metodologia sólida e aplicada ao nosso contexto", completou a diretora.

Com o lançamento do Curso Gestão Escolar de Excelência e que Transforma, o Piauí reforça seu compromisso com a melhoria da qualidade da educação e com a formação contínua dos gestores, peça-chave no processo de transformação das escolas estaduais.

Foto: Reprodução/Secom Piauí