A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, participou da 7ª Semana Lixo Zero, realizada recentemente em Cuiabá. O evento teve como objetivo debater práticas exitosas de gestão de resíduos nos municípios de Mato Grosso, promovendo o conceito de lixo zero e incentivando a conscientização sobre práticas sustentáveis e consumo responsável para reduzir desperdícios.
Representantes de instituições públicas e privadas se reuniram para discutir soluções voltadas à diminuição do impacto ambiental, com ênfase na gestão responsável de resíduos. Durante o painel "Instituições Públicas, Indústrias e Empresas Lixo Zero", foram compartilhadas boas práticas e avanços na implementação de ações sustentáveis em diferentes setores.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde foi um dos destaques do evento, apresentando a estratégia de implementação do programa Lixo Zero no município. Entre as iniciativas mais simbólicas, a retirada das lixeiras do Paço Municipal reflete o compromisso da gestão com a redução e destinação correta dos resíduos.
As ações realizadas nas 23 escolas municipais atendem mais de 6 mil alunos, além proporcionar a capacitação de 229 professores e 330 funcionários das áreas de cozinha e limpeza.
Além das escolas, o programa Lixo Zero de Lucas do Rio Verde foi implantado em diversos outros espaços, como o Paço Municipal, o Gabinete, e em grandes eventos culturais e educacionais, como a Festa do Milho e o Arraiá da Integração.
“Tivemos a oportunidade de apresentar e mostrar como tem sido a implantação do programa Lixo Zero aqui no nosso município, tanto nas escolas municipais quanto no Paço. Foram abordados os principais desafios e avanços nas nossas unidades e foi muito enriquecedor fazer essa troca de experiência com diversos órgãos estaduais e iniciativa privada”, pontua o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.
O evento reforçou o empenho do município em promover a educação ambiental e a sustentabilidade em diversos setores, aproximando Lucas do Rio Verde da meta de se tornar um modelo de gestão sustentável e Lixo Zero.