O auditório do Centro de Convenções Arnaud Rodrigues ficou lotado na noite de sábado, 2, durante as apresentações do III Concerto de Música Popular promovido pela Guarda Metropolitana de Palmas (GMP). Os cento e vinte e três músicos do Coral e da Orquestra Jovem arrancaram aplausos da plateia, que lotou o espaço, chegando a usar as escadarias do auditório para assistir as apresentações.
Com um rico repertório, o Coral da GMP iniciou o Concerto cantando sucessos da MPB, como Maria-Maria, de Milton Nascimento, Aquarela de Toquinho, Carinhoso de Pixinguinha, Aquarela do Brasil de Ary Barroso, Frutos da Terra de Genésio Tocantins, Jesus Cristo, de Roberto Carlos, sob a regência da maestrina, Natcha Moretto.
Gerente de fazenda no Pará, Ronaldo de Jesus, estava a passeio na Capital e aproveitou para assistir o III Concerto de Música Popular a convite de um amigo. “Muito bonita a apresentação dos músicos, fiquei encantado com as composições, pois muitas delas lembram a minha juventude”, disse.
A Orquestra Jovem da GMP, também abrilhantou a noite ao tocar Medley de Zé Ramalho, Game of thrones, Mambo N.º 5, e Senhor Tu és bom, dentre outros. Na oportunidade o maestro da Escola de Música da GMP, Renison Oliveira, foi muito ovacionado pelo público ao receber uma homenagem dos seus alunos. Emocionado, Oliveira falou do trabalho que vem desenvolvendo há 16 anos na GMP como músico e maestro. “É uma linda homenagem e o reconhecimento de um trabalho que foi construído ao longo dos anos que envolve muita dedicação e amor pelo que faço”, disse.
A aluna flautista, Laura de Sancha está na Escola de Música da GMP há seis anos. Hoje, aos 14 anos, também foi homenageada pela criação da canção dedicada à Escola de Música da GMP, que fala da criação da escola e da família azul marinho. “A ideia surgiu junto com meu pai em criar uma canção com uma letra que alcançasse o público de onde ele estivesse”.
Da plateia Sueli Valadares assistiu emocionada a apresentação dos dois filhos, Vinicius Valadares e Thamyres Valadares que tocam clarinete na Orquestra. “Muito lindo e emocionante a apresentação de todos. Estou emocionada pela quantidade de jovens que estão envolvidos no projeto”, disse.
Para o aluno Vinicius Valadares, o Programa Sociocultural de Segurança Preventiva da Guarda, que envolve a música, é dignificante. “É um projeto maravilhoso, estou aqui há 11 anos, comecei com oito anos de idade, onde a gente aprende a ter disciplina, respeitar o próximo, e ainda aprendemos a tocar um instrumento”, conta.
Quem não poupou elogios ao III Concerto de Música Popular da GMP, foi o regente da Banda do 22º Batalhão do Exército Brasileiro de Palmas, Marcelo Aparecido da Silva Leandro. “Perfeito. A música trabalha a disciplina, muita matemática, faz com que a gente use as duas partes do cérebro, e eles vão levar esse aprendizado para vida toda”, ressaltou.
A orquestra e o coral destinam-se a crianças e adolescentes oriundos da Escola de Música da Corporação, com idades entre 10 a 18 anos, escolhidos mediante processo seletivo de aptidão musical específico, podendo permanecer após os 18 anos, desde que seja como monitor. Durante o evento foram arrecadados dezenas de quilos de alimentos não perecíveis que serão doados ao Lar Batista.
Texto:Márcio Greick/Secom Palmas
Edição:Denis Rocha/Secom Palmas