Participaram como palestrantes, a cineasta convidada — Fabíola Aquino (SEC); a Professora - Daiane Silva (DIMAS); o estudante, músico e ator — Gian Pedro Amorim; o Diretor de Culturas Populares e Identitárias da Secretaria Estadual de Cultura (CCPI / SECULT) — André Reis e o ilustre palestrante e homenageado professor, conselheiro e ex-Reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) — Paulo Gabriel Nacif. O debate também incluiu o tema:Meninas e Mulheres no Cinema.
O professor Paulo Gabriel destacou que a arte do Cinema precisa ser um instrumento pedagógico e lembrou que durante a sua trajetória como Reitor implantou o curso de Cinema e Audiovisual no campus da UFRB em Cachoeira.
“O aprendizado é uma coisa que o ser humano já nasce fazendo. A educação é outra coisa, educação é uma decisão de um grupo que conduz a sociedade para um caminho dando limites, construindo disciplina, construindo liberdade e, através da arte, pode-se viver várias experiências”, acrescentou.
Estiveram presentes no workshop, professores, estudantes do Colégio Estadual Romulo Galvão (São Félix); do Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano (Santo Amaro), além da primeira mulher Presidente do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiro em 60 anos — Tetê Avelar e demais cineclubistas.
A atividade foi uma realização da Diretoria de Audiovisual (DIMAS) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), instituição ligada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEC) e integrou a programação do Festival Internacional de Cinema: Finisterra Film Art & Tourism Brasil Afrobarroco.