Educação Piauí
Estudante de Caldeirão Grande do Piauí é selecionada para Programa Jovens Embaixadores e fará intercâmbio nos Estados Unidos
Trinta estudantes de todo o Brasil foram selecionados para a edição do próximo ano, que ocorre entre os dias 11 e 24 de janeiro.
31/10/2024 23h21
Por: Redação Fonte: Secom Piauí

De Caldeirão Grande do Piauí para Washington DC, capital dos Estados Unidos. Esse será o roteiro da estudante Ingrid de Castro Silverio, de apenas 17 anos. Aluna do 1º ano do Ensino Médio e do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Waldemar de Moura Santos, ela foi selecionada como a representante piauiense no Programa Jovens Embaixadores 2025.

A iniciativa é uma ação do Departamento de Estado Norte-Americano no Brasil, voltada para estudantes do Ensino Médio da Rede Pública de todo o país e que oferta intercâmbio de curta duração em território norte-americano. Trinta estudantes de todo o Brasil foram selecionados para a edição do próximo ano, que ocorre entre os dias 11 e 24 de janeiro.

Ansiosa pela primeira experiência fora do país, a jovem Ingrid de Castro, medalhista de prata da Olimpíada Piauiense de Língua Estrangeira Moderna (Seduc LEM), garante estar animada para testar seu nível de inglês.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“Estou muito animada. Será uma ótima oportunidade para treinar meu inglês e conhecer novas pessoas, novas culturas. Sempre quis ter uma experiência como essa. Eu já tenho inglês avançado, mas é diferente porque vou praticar com conversas reais”, garantiu a estudante.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Até ser escolhida, a estudante piauiense superou nove etapas de avaliação. A seleção é baseada em ações de impacto social voltadas ao combate às mudanças climáticas e incluem testes escritos e entrevistas, ao tempo que os candidatos precisam apresentar alternativas para um futuro mais promissor e sustentável para todos.

“A conquista da Ingrid é motivo de alegria para todos do time Seduc, acreditamos no potencial desses garotos e garotas. Feliz também em ver o resultado de ações como o Seduc Lem na vida prática dos estudantes. Sem dúvidas, ela terá uma experiência única e, quando regressar, vai poder dividir tudo isso com os colegas de escola e com a comunidade”, celebrou o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

Continua após a publicidade

Antes do embarque para os Estados Unidos, a programação da jovem piauiense receberá orientações pré-embarque e realizará a entrevista de visto para entrada no país, entre os dias 7 e 10 de janeiro, em Brasília.

“Desde o resultado da seleção, estou com muita expectativa para conhecer o lugar para o qual iremos, como ele realmente é. Saber como as pessoas vivem e como posso melhorar o meu projeto para implementar tudo isso na minha cidade”, pontuou Ingrid.

Em solo norte-americano, a estudante deve desembarcar em Washington, onde participa de atividades de integração e recebe orientações para o período de intercâmbio.

A programação do Jovens Embaixadores 2025 prevê a participação em oficinas sobre liderança, empreendedorismo, projetos de impacto social, além de visitas programadas a escolas da região, onde farão apresentações sobre o Brasil.

Programa Jovens Embaixadores

Em consonância com a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30) que, em 2025 será sediada no Brasil, o Jovens Embaixadores 2025 selecionou 30 estudantes que estejam engajados(as) em ações de impacto social voltadas para o combate às mudanças climáticas.

Com exceção do custo referente à emissão do passaporte, todas as despesas inerentes à participação no Programa Jovens Embaixadores são custeadas pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos e pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

O Jovens Embaixadores é um projeto voltado para estudantes que, por meio de iniciativas e ações criativas e inovadoras, geram benefícios e ajudam a promover o bem-estar social, além de se destacarem em suas comunidades por atitudes positivas, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, perfil de liderança e espírito empreendedor.