Educação Acre
Mais de 1,5 mil detentos participam do Encceja PPL no Acre
Com um aumento de 43,26%, em relação a 2023, o Acre está entre os estados que se destacaram no número de inscritos para o Exame Nacional para a Cer...
30/10/2024 15h59
Por: Redação Fonte: Secom Acre

Com um aumento de 43,26%, em relação a 2023, o Acre está entre os estados que se destacaram no número de inscritos para o Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoa Privada de Liberdade (Encceja PPL) 2024.

Mais de 1.500 inscritos participam do Enem PPL no Acre. Foto: Lucas Manoel/Iapen

No ano passado foram 1.105 inscritos, já este ano 1.583 apenados participam das provas em todo o estado. O exame, que possibilita a aquisição dos certificados do ensino regular, conhecimento que oferece ao detento maiores chances de recolocação social ao sair ao do sistema prisional, é aplicado nas unidades prisionais de todo o país nesta terça-feira, 29, e quarta, 30. No Acre, detentos de Rio Branco, Senador Guiomard, Tarauacá, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul terão a chance de obter seus certificados.

Processo de preparação e aplicação das provas contou com contribuição de várias instituições e setores. Foto: cedida

A chefe da Divisão de Educação Prisional do Iapen, Margarete Frota, disse que o sucesso no aumento do número de inscritos se deve a uma ação articulada com o Núcleo de Apoio a Família (NAF) e o Instituto de Identificação da Polícia Civil, para acesso e recebimento da documentação dos inscritos; a Secretaria Estadual de Educação (SEE), com apoio logístico de tendas, cadeiras e climatizadores; além do apoio de outros setores do Iapen.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“É uma parceria interna que envolve muitos setores, tanto da segurança, quanto dos próprios servidores que precisam ser destacados para aplicação da prova, por conta da ambientação com o sistema prisional. Não é possível deslocar pessoas alheias ao sistema que não conhecem como as coisas funcionam. E nós tivemos que fazer um deslocamento de pessoas de todos os setores para dar esse suporte na aplicação”, relatou.

Detentos participam de videoaula. Foto: cedida

A gestora explicou ainda que todo o trabalho para a realização das provas começou muito antes, com as aulas oferecidas para os detentos nos presídios. “Quero dar ênfase à Secretaria de Estado da Educação, porque, além da estrutura para a aplicação, forneceu material impresso, preparatórios e videoaulas, que foram passadas para os alunos da Escola Fábrica de Asas e das escolas dos núcleos do interior. Houve tanto o empenho de esforços financeiros no preparatório dos presos, como na estrutura para aplicação”, destacou.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Detento recebe material impresso para estudo. Foto: cedida

As provas são aplicadas nas seguintes áreas do conhecimento: ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias.

The post Mais de 1,5 mil detentos participam do Encceja PPL no Acre appeared first on Noticias do Acre .

Continua após a publicidade