Desenvolvimento Social Desenvolviment...
Em Major Vieira, Cras e Apae são beneficiados com alimentos saudáveis do Programa de Aquisição de Alimentos
Fotos: Ana Carolina Rosa Pires/ Assistência Social de Major VieiraEm Santa Catarina o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado pela Secr...
25/10/2024 21h11
Por: Redação Fonte: Secom SC

Fotos: Ana Carolina Rosa Pires/ Assistência Social de Major Vieira

Em Santa Catarina o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, tem garantido uma alimentação mais saudável para a rede sociassistencial de muitos municípios. É o caso de Major Vieira, no Planalto Norte, onde os usuários do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) são beneficiados com itens adquiridos por meio do programa.

Segundo a assistente social, Ana Carolina Rosa Pires, a Apae utiliza os alimentos no preparo de refeições na instituição, já o Cras monta kits com os alimentos para ofertar para as famílias referenciadas no equipamento. “Com esses alimentos ainda beneficiamos integrantes dos programas municipais de Assistência Social como o Major Vieira Limpa e Solidária e o Operação Trabalho”, comenta.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Neste edital o município recebeu R$ 63.777,88, valor inclusive mais alto que outras cidades maiores. O acréscimo de R$ 34.482,75 foi porque ele tinha a adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) que contava pontos para aumentar o valor repassado.

A assistente social, Elza Marquatz, completa que dizendo que o PAA tem ajudado a garantir mais segurança alimentar no município.“O acesso e a disponibilidade dos alimentos, com o programa proporcionando uma diversidade alimentar às famílias, traz com certeza mais segurança alimentar”, disse.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Em Major Vieira as técnicas contam que foram cadastrados 10 fornecedores do município, e como os produtos variam de acordo com a época, elas se organizam solicitando que os agricultores informem o que eles têm disponível para venda naquele mês. “A partir dessa informação, organizamos as quantidades e quais produtos serão adquiridos, visando contemplar de todos os fornecedores do nosso município que informaram que possuem produtos que sejam de interesse das unidades recebedoras”.

Foto: Reprodução/Secom SC

Entre os itens comprados estão frutas, verduras e hortaliças, pão, macarrão caseiro, biscoito amanteigado, geleia, mel, entre outros. Na cidade eles adquirem também de municípios vizinhos, mas apenas produtos que não estão disponíveis em Major Vieira, como por exemplo, o filé de peixe.

Continua após a publicidade

A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, comenta que além de garantir mais segurança alimentar a pessoas atendidas em toda a rede socioassistencial, o PAA também fortalece a agricultura familiar que é tão presente em Santa Catarina. “Estamos muito felizes com a execução dos 130 municípios que se habilitaram e estão de fato levando uma alimentação mais saudável e ainda fortalecendo os pequenos agricultores que são a grande maioria aqui no nosso estado”, salienta.

Mais informações:
Jornalista Helena Marquardt (Assessoria de Comunicação).
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: helenamarquardt@sas.sc.gov.br