Cidades Lucas do Rio Verde
Saúde orienta sobre cuidados contra a dengue em Lucas do Rio Verde
Neste momento em que as chuvas estão voltando, aumentam as preocupações com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e...
24/10/2024 17h43
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde - MT

Neste momento em que as chuvas estão voltando, aumentam as preocupações com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Por isso, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, orienta que para prevenir as doenças transmitidas pelo inseto é fundamental evitar o acúmulo de água parada, onde ocorre a proliferação do mosquito.

O período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do Aedes Aegypti podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver. 

Em Lucas do Rio Verde, de janeiro até o dia 12 de outubro de 2024, foram confirmados 304 casos de dengue, 8 casos de Chikungunya e 1 em investigação.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Alerta-se também para a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, que está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 07h às 10h30 e das 13h às 16h30.

A vacina é administrada em duas doses e, conforme o Ministério da Saúde, os imunizantes para a aplicação da segunda dose serão aplicados considerando o intervalo recomendado de três meses para completar o esquema da vacinação.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação, cartão de vacina, no caso das crianças, deve ser acompanhada de um adulto responsável.

"Já aplicamos mais de 800 doses da vacina contra a dengue, sem nenhum evento adverso, e pedimos aos responsáveis que levem as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos para garantir essa proteção nesse período mais crítico. Além da dengue estamos receosos quanto a um possível aumento dos casos de chikungunya em nosso município, pois na nossa regional os casos aumentaram de forma geral, pedimos a colaboração de toda a sociedade nesse combate." explica a supervisora da Vigilância em Saúde, Claudia Engelmann.

Continua após a publicidade

Contraindicação da vacina da dengue

A vacina é contraindicada para gestantes, mulheres em amamentação e pessoas imunossuprimidas. Vale ressaltar que, nesse momento, a vacina contra a dengue não pode ser tomada junto com outra vacina, tendo que ter no mínimo 24 horas de intervalo se a pessoa recebeu uma vacina inativada, e 30 dias de vacinas atenuadas.

Na avaliação clínica da vacina foi demonstrada uma eficácia geral de proteção de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo.