Estudantes das turmas do 6º ao 9º ano da EM Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano, da Enseada, participaram de uma ação educativa no Ecocine 2024 – Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos, na última segunda-feira (21) no auditório da unidade escolar.
O festival, que tem como tema ‘Sustentabilidade e infância: direito ao século 22’, chega à sua 32ª edição e busca promover discussões sobre meio ambiente e direitos humanos entre os jovens. O Ecocine, reconhecido por ser o primeiro festival de cinema ambiental do Brasil e o segundo do mundo, é uma iniciativa voltada a expandir o conhecimento sobre sustentabilidade, incorporando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Na programação, foram exibidos curtas-metragens seguidos de debates sobre as temáticas apresentadas. Entre os filmes selecionados estão ‘Em uma Casca de Noz, de Andrea Karo, que aborda o ciclo natural da amendoeira e o impacto das escolhas humanas; ‘A Lenda dos Cavaleiros da Água’, de Helen Quintans, que narra a vida de uma mãe e filha afetadas pela seca e a chegada de misteriosos cavaleiros em busca de nuvens; e ‘Memórias Culinárias do Quilombo Ausente Feliz’, de Lucas Assunção, um documentário sobre a tradição culinária de uma comunidade quilombola.
Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Prof.ª Joana Alves dos Reis, do Canto do Mar, também foram contemplados com a exibição do documentárioMemórias Culinárias do Quilombo Ausente Feliz. Após a sessão, eles tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra com a Dra. Ariane Porto, presidente do Ecocine, que falou sobre o protagonismo feminino no cinema ambiental e de direitos humanos.
#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra estudantes durante exibição dos filmes em suas escolas. Fim da descrição.