Geral Legislativo - MS
Ordem do Dia: Aprovada prioridade na matrícula de filhos de vítimas de violência
Na sessão ordinária desta terça-feira (22), os 24 parlamentares da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) apreciaram as quatro propos...
22/10/2024 14h28
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MS

Na sessão ordinária desta terça-feira (22), os 24 parlamentares da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) apreciaram as quatro proposições pautadas na Ordem do Dia . Um dos destaques foi a aprovação, em redação final, do   Projeto de Lei 105 de 2024 , do deputado Antonio Vaz (Republicanos), que prioriza matrícula de crianças e adolescentes vítimas ou filhos de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

A norma, que segue para sanção do Poder Executivo, proporcionará estabilidade educacional em um momento de crise, ajudando a manter as crianças e adolescentes em um ambiente saudável e seguro, mesmo diante de adversidades. Além disso, demonstra o compromisso do Estado em atender às demandas de uma parcela da população que, muitas vezes, enfrenta dificuldades adicionais para exercer plenamente seus direitos.

Segunda discussão

Continua após a publicidade

Projeto de Lei 139 de 2024 , do Tribunal de Justiça, cria o cargo de técnico de nível superior, a ser provido por servidor de nível superior, com qualificação em enfermagem, mediante alteração do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Quadro de Pessoal do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso do Sul  (Lei 3.687 de 2009 ). 

Primeira discussão

Continua após a publicidade

Projeto de Lei Complementar 10 de 2024 , do Poder Executivo, fixa o efetivo da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), para o exercício de 2024.

Projeto de Lei 119 de 2024 , da deputada Lia Nogueira (PSDB), institui a Semana de Conscientização do Descarte adequado do Lixo Perfurocortante, a ser realizada, anualmente, no período correspondente ao dia 16 de maio.
 

Continua após a publicidade