O Regimento de Polícia Montada (RPMont) encerrou, nesta quinta-feira (17), o Curso de Tropa Montada, iniciado no dia 19 de agosto deste ano. O objetivo principal foi capacitar militares para o policiamento ostensivo montado.
Durante nove semanas foram ministradas 320 horas de instruções, divididas nas disciplinas de Equitação Policial I e II, Noções de Veterinária, Noções de Ferradoria, Policiamento Ostensivo Montado, Armamento Policial, Técnicas não Letais, Ordem Unida a Cavalo, Noções de Choque Montado, Tiro Montado, Noções de Patrulhamento Tático Motorizado, APH Tático e Prática de Policiamento Ostensivo Montado, sob a coordenação do capitão Olival Martinelli Tristão de Oliveira. Sendo assim, os 16 formandos estão habilitados a exercer o policiamento montado em todo o Estado do Espírito Santo.
A comandante do RPMont, tenente-coronel Laysa Fernanda Gadioli, salientou que a realização desse curso de Tropa Montada transcendeu a função básica de uma Unidade Especializada, que é treinar, dar instrução e operar. Este curso representou, para grande parte dos militares, o primeiro contato com o cavalo, bem como “foi capaz de despertar os preceitos fundamentais de uma tropa de cavalaria: a camaradagem, o espírito de corpo, a superação, o culto às tradições e, acima de tudo, o amor ao cavalo”, finalizou a oficial.
Por fim, o comandante do CPOE, coronel Marcelo Tavares de Souza, reforçou a importância da Cavalaria da Polícia Militar do Espírito Santo nas atuações tanto junto à sociedade durante a prática do policiamento montado quanto nas ações de manutenção de ordem e controle de distúrbios civis em grandes eventos ou em praças desportivas.
Mín. 24° Máx. 27°