Em seu discurso, Hugo Figueirêdo saudou os 15 concludentes e buscou sintetizar o significado daquela ocasião. “Este momento representa nosso compromisso com a comunidade do Pecém e os pescadores. Estamos muito felizes com essa interação e parceria, pois, na verdade, vocês (pescadores) é que oferecem algo de muito valioso para nós, que é conhecimento, a possibilidade de participar do desenvolvimento do Complexo Portuário do Pecém. Há muita coisa boa acontecendo aqui, e há muito mais para acontecer”, afirmou, citando o Pacto pelo Pecém e convidando os presentes a participarem da iniciativa em prol de melhorias constantes no Complexo.
Nesse sentido, os pescadores presentes na reunião contaram ainda com momento para indicar, ao presidente Hugo Figueirêdo, sugestões e questionamentos a respeito da interação de atividades pesqueiras e portuárias.
A capacitação, oferecida em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), ofereceu conceitos de manutenção básica para motores localizados na popa das embarcações, buscando proporcionar aos pescadores participantes uma maior autonomia na hora de lidar com esses equipamentos.
É precisamente o que mais chamou a atenção do pescador Irineu Gaspar dos Santos. “O curso foi muito bom para a gente, porque antes era preciso levar a manutenção do motor para um mecânico. Agora, nós mesmos cuidamos. Foi um aprendizado que só veio para acrescentar”, comentou.
“Antes, eles tinham de passar uma semana ou mais parados esperando pelo mecânico. E hoje, eles podem tirar o barco do ‘prego’ sozinhos”, festeja Lucineide Gomes, presidente da colônia de pescadores do Pecém, que, após a entrega dos certificados, recebeu do presidente Hugo Figueirêdo cadeiras e mesas que passarão a equipar a sede da entidade em benefício dos usuários do espaço.