Na noite de terça-feira (15), no Plenário da Câmara de Vereadores de Sorriso foi realizada palestra que abordou o tema ‘Abuso Sexual e Saúde Mental’. Proposto pelo vereador Fredson Dias (PRD), o evento contou com a presença de líderes religiosos, profissionais de saúde, autoridades locais e sociedade civil.
Dentro da temática foram abordadas as formas de abuso e suas consequências; medidas a serem adotadas nas situações de abuso; responsabilidades e a participação dos profissionais em suas áreas de atuação.
A médica Dra. Paula Ribeiro palestrou sobre Saúde Mental, destacando a importância do equilíbrio das emoções e a busca da qualidade de vida.
Para falar sobre o Fluxo da Rede de Proteção, participaram a psicóloga Maria Eduarda Gois Mariani, que atua no CAPS Nova Vida Sorriso, e a enfermeira Luciana Azevedo, do Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil da unidade, que explanaram sobre como são feitos os acolhimentos, atendimentos e encaminhamentos. A enfermeira da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sorriso, Jéssica Lima mostrou como são atendidas as vítimas de abuso na UPA.
A delegada Jéssica Assis, responsável pelo Núcleo da Mulher e pela Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Sorriso, apresentou a atuação da Polícia Civil no combate à violência sexual infantil, trazendo aspectos sociais e jurídicos da atuação policial.
“Foi um momento importante para debatermos este tema tão crucial em nossa sociedade, apresentando números e destacando a necessidade de se ficar atentos aos sinais e de denunciar os abusos”, disse o parlamentar.
Também participaram de debate a coordenadora do departamento de Educação em Saúde, Sílvia Gehring, os pastores João Marçal, presidente do Conselho Evangélico de Sorriso; Relfson Azevedo, do Projeto Arca; e a pastora Poliana, da Associação Vem Primeiros Passos; e o vereador eleito, Rodrigo Materazzi.
Texto: Fabiola Ost
Fotos: Assessoria