O programa ‘PG Lê, E Você?’ adotado pela Secretaria de Educação (Seduc), em 2024, tem a finalidade de promover o incentivo à leitura. Ao longo do ano, alunos e professores desenvolveram diversas atividades com base nos livros trabalhados. No último dia 11, as escolas municipais promoveram a Parada Literária para compartilhar com a comunidade tudo que foi realizado.
Os professores escolheram as obras literárias de acordo com o perfil das turmas e o direcionamento da temática a ser trabalhada. Na EM São Francisco de Assis, no Bairro Boqueirão, por exemplo, os docentes desenvolveram ações com objetivo de incentivar o respeito as diversidades e o olhar ao próximo. Para isso, abordaram assuntos como racismo, inclusão social, entre outras temáticas.
Um dos trabalhamos apresentados foi desenvolvido pela professora de língua portuguesa Rosana da Costa e Silva. A docente utilizou os livros que retratam a história de personalidades negras para discutir sobre racismo com os alunos. Para expor a temática, Rosana fez uma encenação onde os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental que deram vida a pessoas como Dandara, Zumbi dos Palmares, Nelson Mandela, Martin Luther King, entre outros.
A temática da inclusão social também foi abordada pelos professores da unidade de ensino. Em uma sala, os alunos realizaram encenação onde mostravam a receptividade de uma estudante com deficiência auditiva ao chegar em uma nova escola. Em outro espaço, as paraolimpíadas serviram como pano de fundo para o trabalho realizado. Os jovens construíram próteses de braços e pernas para demonstrar os equipamentos utilizados pelos atletas nas competições.
Outra unidade que também realizou a Parada Literária na sexta-feira (11) foi a EM Sebastião Tavares de Oliveira, no Bairro Quietude. A escola fez toda a decoração do pátio para ambientar a temática trabalhada pelos alunos com base no livro SOS Brasil Flora. Entre as ações propostas, os professores pediram que os estudantes fizessem junto com os pais um quadro, do tamanho de um porta-retrato, colocando nele folhagens que representam a Mata Atlântica.
Em outra sala, a unidade de ensino incentivou o protagonismo dos alunos de uma forma diferente. Os estudantes fizeram apresentações como base no empreendedorismo. Cada um expôs diferentes tópicos dentro dessa temática. A jovem Geovanna Muller, do 9º ano do Ensino Fundamental, que já trabalha como manicure pós horário de aula compartilhou os desafios e alegrias de ter o seu próprio negócio.
A secretária de Educação, a professora Cida Cubilia, esteve nas duas unidades e acompanhou os trabalhos desenvolvidos. Para a titular da pasta, a 1ª Parada Literária teve por finalidade despertar nos alunos e comunidade o prazer e hábito pela leitura. “Pude observar a criatividade e imaginação dos estudantes e professores ao abordarem diferentes temáticas. E é isso que a prática da leitura desperta na gente. Um olhar de mundo diferente que eles demonstraram em cada trabalho compartilhado”.