No último domingo (13), não faltou alegria e diversão no Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza. A Unidade de Conservação (UC) ficou lotada de famílias, que vieram aproveitar a programação especial do projeto #VemProParque,voltada para as crianças, promovida pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema).
O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Sema, Gustavo Vicentino, compareceu ao Cocó e destacou que além das atividades normais, que acontecem todos os domingos, foi um domingo com mais opções, voltadas para o público infantil, em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado sábado, 12. “A ideia é que toda a família possa aproveitar esse espaço, tão importante para a nossa cidade, e criar memórias afetivas com os filhos, longe das telas e mais próximos da natureza”, explicou.
Entre os que aproveitaram a programação está a servidora pública, Natália Cavalcante, que veio acompanhada do marido e da filha, a pequena Cecília, de 2 anos.”Estou achando bem bacana, muitas opções para as crianças… Tem brincadeira ali, pintura… Bem divertido, muito legal!”, disse.
Para Kaique Lucas, de 11 anos, o mais divertido é o futebol infantil. “Todos os domingos eu venho jogar bola, faço gol, faço drible, todas as assistências, essas coisas…”, conta o pequeno jogador. A mãe, Andressa Vieira, destaca a importância da iniciativa. “Eu acho muito importante essa inclusão ao esporte para as crianças, porque incentiva uma vida mais saudável, então ele procura ter hábitos saudáveis. E eu acho que quem não veio ainda conhecer o projeto precisa vir conhecer, incentivar o filho a fazer esporte, porque além de ter uma vida mais saudável, fica longe das drogas, longe das mais influências, e é muito bom para a vida deles”, pontuou.
Enquanto as crianças brincavam em meio à natureza, jovens e adultos participavam de aulas de yoga e dança de salão. A professora aposentada, Rejane Daniel, era uma das mais animadas na tenda de dança de salão. Vizinha da UC, ele deixou um recado para quem ainda não conhece o projeto. “Esse é um projeto maravilhoso! Muito bom, reúne muitas pessoas que vêm até de outros bairros e eu só posso dizer que vocês venham. Dançar faz muito bem para a saúde física, mental e espiritual”, recomendou sorridente.
A programação especial foi encerrada, ao final da tarde, com o espetáculo “O Gran Circo Malabar” , do Coletivo FusCirco, que apresentou os malabares no olhar do palhaço popular. A atração foi promovida em parceria com o Sesc.