A Casa SP Afro Antônio Pompêo divulga cronograma de ações para este mês de outubro. São propostas ligadas à cultura, esporte, educação, empreendedorismo, entre outras áreas, voltadas para a comunidade negra de São José do Rio Preto. As atividades são gratuitas e abertas para o público em geral.
No dia 15 de outubro, terça-feira, o espaço promoverá oficina de marcenaria, das 13h30 às 16h30. Os participantes aprenderão a construir casas de passarinhos, tábuas de corte, apoio móvel para vasos, entre outros utensílios domésticos. Não é preciso ter experiência anterior. Todos os materiais e ferramentas estão incluídos. A atividade é uma parceria com a Associação de Reintegração Assistencial (ARA).
No dia 16 de outubro, quarta-feira, a Casa SP recebe oficina de bonecas artesanais africanas, das 14h às 17h, com a professora Adriana Clementino.
Inscrições e mais informações sobre as oficinas podem ser obtidas pelo WhatsApp (17) 99735-8607.
No dia 23 de outubro, quarta-feira, a partir das 18h30, haverá uma palestra para reflexão e resgate histórico em relação à Lei do Ventre Livre e Euzébio de Queiroz. O evento é gratuito e aberto ao público. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo link abaixo. Haverá emissão de certificado para os que se inscrevem previamente.
Promovida em parceria com a 22ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Rio Preto e com o Conselho Municipal Afro (CMA), a atividade contará com a condução das advogadas Claudionora Elis Tobias, presidente do Conselho Municipal Afro (CMA) de São José do Rio Preto e líder do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil, e Aquila Borges Camilo, que atua na Defensoria Pública.
No dia 29 de outubro, terça-feira, a Casa recebe a Biblioteca Móvel, com ação de incentivo à leitura, em atividade aberta ao público.
As aulas de capoeira seguem em outubro, em datas e horários variados. Dias 15/10, terça-feira (20h), 24/10, quinta-feira (17h), 29/10 terça-feira (20h) e 31/10 quinta-feira (17h). Para participar, não é preciso se inscrever previamente nem ter conhecimentos prévios, basta chegar à Casa com antecedência.
Erguida na Região Norte de São José do Rio Preto, a Casa SP Afro Antônio Pompêo é um espaço de reconhecimento e valorização da história e cultura afro-brasileira, bem como de promoção de políticas públicas de desenvolvimento social e econômico, justiça, cidadania, equidade e enfrentamento ao racismo.
Desde que alinhados aos pilares da Casa, ou seja, eventos e ações que visem contribuir para a promoção da igualdade racial, em combate a intolerância religiosa, ao racismo e a discriminação étnico-racial, ou atividades que possuam o intuito de disseminação da cultura afro-brasileira, indígena e/ou de povos tradicionais, é possível propor ações no espaço. O primeiro passo é acessar a Carta de Serviços no Portal da Prefeitura de Rio Preto para preencher o Termo de Autorização de Uso.
SERVIÇO RESERVA DE ESPAÇO - CASA AFRO
A aprovação está sujeita à agenda de atividades do espaço.
A unidade conta com quatro espaços possíveis para uso: (1) Salão Central – espaço interno com ar-condicionado e iluminação predial com capacidade máxima para 50 pessoas sentadas; (2) Estacionamento Superior – espaço externo, com iluminação e com disponibilização de até três tendas para montagem de cobertura caso solicitadas com antecedência, com capacidade para 80 pessoas; (3) Praça Inferior – espaço externo, com bancos de alvenaria em módulo circular, com capacidade para 15 pessoas e (4) Sala de Reuniões – espaço interno, com ar-condicionado, mesa redonda e monitor com capacidade para cinco pessoas.
ServiçoCasa SP Afro Antônio PompêoHorário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17hEndereço: Avenida José Rodrigues Lisboa, 470, Jardim Santa Lucia (atrás do Hospital Municipal).Localização: https://maps.app.goo.gl/q6uZLfVZpEtfazAs6E-mail: igualdaderacial@riopreto.sp.gov.brMais informações: (17) 99601-8396SOS RACISMO: (17) 3234-3283