Cidades Nova Iguaçu - RJ
Oficinas de Cinema para jovens de Nova Iguaçu estão com inscrições abertas até 15 de outubro
Se você sempre sonhou em contar sua história no audiovisual, esta pode ser sua chance. O projeto “Fazendo Meu Primeiro Filme” está com inscrições a...
10/10/2024 23h01
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Nova Iguaçu - RJ

Se você sempre sonhou em contar sua história no audiovisual, esta pode ser sua chance. O projeto “Fazendo Meu Primeiro Filme” está com inscrições abertas para jovens cineastas de Nova Iguaçu. Os interessados devem ter entre 15 e 24 anos, residir no município de Nova Iguaçu e possuir um celular para participar das atividades.

Realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT), da Casa da Juventude Iguaçuana (CAJU) e do CIEP 117 Carlos Drummond de Andrade Intercultural Brasil – Estados Unidos, a iniciativa é promovida pelo Centro Latinoamericano de Treinamento e Assessoria para Audiovisual (LATC) em parceria com a Cia Encena.

O projeto tem como objetivo capacitar jovens na produção do primeiro curta-metragem, permitindo que utilizem o cinema para contar e refletir sobre suas realidades. Os participantes aprenderão todas as etapas da produção audiovisual, desde a criação do roteiro até a direção, filmagem e edição, além de abrir portas para que seus filmes ganhem destaque e alcancem novos públicos.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

De acordo com a pesquisa “Cultura e Lazer – 2023”, realizada pela Hibou, o cinema é a atividade cultural preferida dos brasileiros, com 23,4% dos 1.500 entrevistados escolhendo-o como sua opção de diversão favorita. Nesse contexto, “Fazendo Meu Primeiro Filme” vai além da formação técnica, oferecendo uma oportunidade única e inclusiva para os participantes, com foco em experiências culturais, aprendizado prático, diálogo e valorização do trabalho dos jovens.

As oficinas ocorrerão na sede da Casa da Juventude Iguaçuana, às quintas e sábados, das 9h às 12h, totalizando 24 horas de carga horária. Os custos de transporte coletivo também serão cobertos pelo projeto. Ao final do curso, os curtas-metragens produzidos serão exibidos em uma Mostra aberta ao público, marcada para o dia 22 de fevereiro de 2025, na Casa de Cultura – Teatro Sylvio Monteiro.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

As inscrições estão abertas até o dia 15 de outubro de 2024 e podem ser feitas por meio do preenchimento de um formulário online . A seleção dos participantes será feita em duas etapas: avaliação do formulário de inscrição e entrevista presencial. Os selecionados serão divulgados no dia 30 de outubro de 2024, e as oficinas terão início em 9 de janeiro de 2025.