Nesta, quinta-feira (10), a sede da Receita Federal em Salvador (Avenida Paralela), concentrará um ato público com a presença de Auditores-Fiscais aposentados e ativos, às 9h30. A categoria luta pelo cumprimento de acordo firmado com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) de instalação da mesa específica para negociação do reajuste do vencimento básico, que acumula perdas salariais desde 2016.
O Sindifisco Nacional (Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal) espera uma movimentação significativa no protesto, pois os Auditores-Fiscais estão se organizando em caravanas para o deslocamento até o local do ato. A mobilização também ocorre nas outras nove regiões fiscais do país.
“Estamos há meses tentando dialogar com o MGI, para que ele cumpra o termo de compromisso nº 1 de maio deste ano. O texto prevê que as negociações relativas à reestruturação de carreiras e reajustes de remuneração ocorreriam no âmbito das mesas específicas e temporárias que deveriam ser instaladas até o mês de julho. Todas as demais categorias do serviço público tiveram as suas mesas instaladas e seus reajustes concedidos. No limite, a recusa do MGI de cumprir o acordo com os Auditores-Fiscais pode levar à greve da categoria. Por isso, vamos protestar em todas as regionais fiscais do país, convidar os superintendentes a aderir ao movimento e tentar sensibilizar o governo federal sobre a gravidade da situação”, afirma o presidente do Sindifisco Nacional, Isac Falcão.
Locais dos atos:
Brasília (1ª Região Fiscal) – Prédio da superintendência (Q.06 BL "O", Setor de Autarquias Sul), às 9h.
Belém (2ª Região Fiscal) – Prédio da superintendência (Travessa Rui Barbosa, Nº 1039), às 10h.
Fortaleza (3ª Região Fiscal) – Escadaria do Ministério da Fazenda (Rua Barão de Aracati, 909, Aldeota), às 9h.
Recife (4ª Região Fiscal) – Sede da superintendência (Av. Alfredo Lisboa, 1152), às 15h.
Salvador (5ª Região Fiscal) – Prédio da Receita Federal (Avenida Paralela), às 9h30.
Belo Horizonte (6ª Região Fiscal) – Sede da superintendência (Avenida Olegário Maciel, 2.360), às 10h.
Rio de Janeiro (7ª Região Fiscal) – Sede da superintendência (Avenida Pres. Antônio Carlos, Nº 375), às 9h30. São Paulo (8ª Região Fiscal) – Prédio da Superintendência (Avenida Prestes Maia, 733, térreo), às 10h.
Curitiba (9ª Região Fiscal) – Ministério da Fazenda (Rua José Loureiro, 720), às 14h.
Porto Alegre (10ª Região Fiscal) – Sede da superintendência (Avenida Loureiro da Silva, 445), às 10h.