Saúde Santa Casa
Santa Casa de Casa da Misericórdia de Cachoeira celebra 196 anos em cerimônia.
Na manhã desta quarta-feira (20) autoridades religiosas, políticas, institucionais e sociais, bem como a população de Cachoeira se reuniram na Igreja da Santa Casa da Misericórdia - Hospital São João de Deus para celebrar os 196 anos de existência desta instituição tão importante para a vida e a saúde das pessoas.
20/04/2022 17h37
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Da Redação IBI / Ascom FHB
Lú Cachoeira: ”Servir as pessoas e com serviços de saúde nos gratifica". Foto: Divulgação

Constituída a partir das Santas Casas Portuguesas, a entidade cumpre um belo papel na saúde, funcionando com serviços de média e alta complexidade, pois recentemente recebeu 10 leitos de UTI permanentes. 

Seu provedor, Luiz Antônio - mais conhecido como “Lú Cachoeira”, falou emocionado sobre esse momento: ”Servir as pessoas e com serviços de saúde nos gratifica. As dificuldades nesse segmento são muitas e algumas vezes já pensei até em deixar de ser provedor… Mas no mesmo momento eu reflito no bem que estamos fazendo que é cuidar de verdade da vida das pessoas e é por isso que existimos e para isso que estamos aqui”. 

A Secretária do Turismo de Sesimbra (Portugal), Argentina Marques, que é também membro da comissão da Santa Casa Portuguesa, relatou a importância dessas instituições para ambos os países e destacou que a presença de Portugal no Brasil também gerou boas influências. Fez uma reflexão sobre nossa irmandade e salientou que a partir de agora fazemos uma parceria direta Sesimbra x Cachoeira; Bahia x Brasil x Portugal. 

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A deputada estadual Fabíola Mansur foi entre as primeiras a chegar e entusiasmada falou do seu sentimento: “Tenho um grande amor por Cachoeira e fico feliz em participar desse momento ímpar. Além dessa celebração pelos 196 anos da Santa Casa, ontem houve a comemoração pelos 46 anos da Fundação Hansen Bahia e teremos hoje a abertura do Festival Internacional Finisterra. Então sinto que Cachoeira volta a respirar a cultura e a alegria de sempre”. 

A prefeita de Saubara, Márcia de Bolinha, ressaltou a importância do Recôncavo ter um hospital como é a Santa Casa e reforçou que seu município também está a disposição para ações conjuntas com Cachoeira. Saubara irá participar do Cortejo Afrobarroco com seus grupos culturais no encerramento do Festival Finisterra, domingo (24). 

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Já a prefeita Eliana Gonzaga, destacou o papel fundamental da instituição para a população de Cachoeira e região circunvizinha e disse que reafirma a parceria e o convênio entre a Prefeitura e a Santa Casa: “Entendo que cuidar da saúde das pessoas é nossa prioridade por isso Lú precisamos estar todos unidos nesse propósito”.