Geral Maranhão
Funac lança projeto de profissionalização em parceria com Uniceuma
Objetivo é proporcionar atividades que desenvolvam habilidades pessoais e técnicas de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativ...
03/10/2024 22h46
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão

Proporcionar atividades que desenvolvam habilidades pessoais e técnicas de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas restritivas e privativas de liberdade. Este é o objetivo do projeto "Qualifica: oportunidades e formação ao alcance", parceria entre a Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) e Universidade Ceuma, lançado nesta quinta-feira (3).

O projeto de extensão incluirá um conjunto de atividades integradas de educação, profissionalização, saúde e sustentabilidade tendo como público-alvo jovens em cumprimento de medidas socioeducativas de privação de liberdade. A parceria com a Funac, então, dá-se por este ser o órgão responsável pela execução das medidas socioeducativas restritivas e privativas de liberdade para adolescentes em atendimento socioeducativo no Maranhão.

O "Qualifica: oportunidades e formação ao alcance" será desenvolvido com jovens do Centro Socioeducativo de Formação do São Cristóvão (CSISC). Envolve as áreas de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Serviço Social, Núcleo de Extensão e Núcleo de Responsabilidade Social.

Continua após a publicidade

Segundo a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, o Qualifica se justifica a partir da compreensão de que o contexto de privação de liberdade apresenta desafios para os adolescentes e jovens, muitos inseridos em situações de vulnerabilidade social, econômica e emocional.

“Dessa forma, trabalhamos na perspectiva de desenvolver projetos que proporcionem atividades educativas, profissionalizantes, orientação em saúde e sustentáveis de forma a contribuir com o desenvolvimento pessoal e social que ofereçam oportunidades concretas para o desenvolvimento pessoal, social e produtivo, e assim, contribuir para a construção de projetos de vida”, explicou.

Continua após a publicidade

O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Luís Cláudio Nascimento da Silva, destacou que o Qualifica é um projeto-piloto do qual se esperam impactos positivos na vida dos jovens envolvidos. “Diversos profissionais, de diferentes áreas do conhecimento, estão envolvidos nesta ação, de forma que queremos garantir resultados que possam permitir, inclusive, a ampliação deste projeto”, ressaltou.

Sobre a parceria com a Universidade Ceuma para o desenvolvimento do Qualifica, Sorimar Sabóia enfatizou que o projeto vem atender a uma demanda que as instituições de Governo e de Ensino devem entender como primordial, que é trabalhar com os jovens que cumprem medidas socioeducativas.

Continua após a publicidade

“Esse grupo traz consigo uma trajetória de exclusão, muitas vezes desde a infância. Eles merecem oportunidades de ressocialização, que é o que objetivamos por meio de projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado, por meio da Funac. Agora, com o Qualifica, poderemos ampliar essas ações e ter a parceria do Uniceuma nos anima por sabermos que não estamos sozinhos nessa empreitada”, destacou Sorimar Sabóia.

Estruturação

O "Qualifica: oportunidades e formação ao alcance" está dividido em três eixos, por módulos bimestrais, cada um com foco específico, integrando teoria e prática. As atividades serão realizadas em forma de oficinas, palestras, atividades práticas e dinâmicas de grupo.

A partir das atividades desenvolvidas, a perspectiva é que os adolescentes e jovens participantes desenvolvam competências e habilidades que auxiliem na inserção e permanência no mercado de trabalho. “Também visamos o aumento da autoestima e autoconfiança, o desenvolvimento de competências socioemocionais para construção de novos projetos de vida durante e após o término da medida socioeducativa”, finaliza Sorimar Sabóia.