Mais de 60 organizações de comunicação, associações ligadas à atividade jornalística e às liberdades de imprensa e de expressão e outras entidades compartilharam no último sábado (28), no Brasil, as peças da campanha global deste ano do Dia Mundial do Jornalismo (World News Day). Os participantes, dos quais 34 são filiados à Associação Nacional de Jornais (ANJ), publicaram em suas plataformas anúncios digitais, peças de redes sociais, um vídeo e artigos produzidos por jornalistas de reconhecimento internacional. No caso dos jornais, a iniciativa incluiu ainda um anúncio impresso. Nesta edição, a campanha somou mais de 800 inscritos, muitos deles representando centenas de marcas jornalísticas, de cerca de 100 países.
“Podemos nos orgulhar da grande adesão dos veículos brasileiros à campanha, o que demonstra o grau de compreensão no Brasil sobre a importância do jornalismo para as democracias e a sociedade como um todo”, disse o presidente-executivo da ANJ, o jornalista Marcelo Rech, autor de um dos artigos – Um bem precioso – que integram a ação. Além dos veículos nacionais, muitos deles regionais e locais, o texto do representante do Brasil na campanha foi publicado por dezenas de organizações de notícias de outros países. A entidade de jornais brasileiros organizou este clipping, que ainda está recebendo colaborações.
O Dia Mundial do Jornalismo é organizado pelo Fórum Mundial de Editores (WEF, na sigla em inglês), entidade ligada à World Association of News Publishers (WAN-IFRA), e pela Canadian Journalism Foundation (CJF). O tema desta edição, “Escolha a Verdade”, foi desenvolvido pelo Project Kontinuum – uma incubadora liderada pelo fundador do Daily Maverick, da África do Sul, Branko Brkic.
“A campanha deste ano superou em muito nossas expectativas. O forte envolvimento de editores de notícias no Brasil foi um contribuinte significativo para o sucesso”, afirmou Cherilyn Ireton, diretora-executiva da WEF. Segundo ela, com uma mensagem de campanha simples sobre a necessidade de apoiar o jornalismo, foi possível unir pequenas publicações de notícias comunitárias de todo o mundo com redações de médio porte e até mesmo os maiores players de mídia. “O comprometimento e a disposição da comunidade de notícias em apoiar a campanha e usar seus canais para falar com as pessoas sobre jornalismo nos energizaram. Isso será importante para campanhas futuras”, concluiu.
Em seu site, a WAN-IFRA reuniu alguns exemplos de publicações em todo mundo. No caso do Brasil, destacou a participação de operações de grandes players, mas também dos demais veículos. “Para as pequenas redações, o World News Day é uma janela para o mundo internacional do jornalismo: fornece contexto para seus desafios e uma oportunidade de mostrar seu valor para seus públicos”, diz texto da organização mundial.
A edição deste ano do Dia Mundial do Jornalismo enfatizou o compromisso inabalável dos jornalistas de relatar os fatos, ao mesmo tempo em que reconhece o desafio do público de navegar em um ambiente de informações tóxicas inundado de desinformação.