Educação Educação
Educação prepara alunos para a etapa nacional da olimpíada de matemática das escolas públicas
Encontro que acontece em Foz do Iguaçu reúne 252 finalistas da Olimpíadas de Matemática das Escolas do Paraná, que agora seguem para a OBM. São es...
30/09/2024 12h50
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) deu início à última etapa das Olimpíadas de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná (OMAP), que acontece de partir desta segunda-feira (30) e até quarta-feira (02), em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. Com a participação de 252 finalistas, o evento é uma imersão preparatória para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBM), programada para os dias 10 e 11 de outubro.

Os alunos que se destacaram nesta competição estadual terão a oportunidade de participar de uma intensa programação de estudos e atividades com especialistas em matemática. Ao final do evento, serão selecionados 150 medalhistas de ouro que representarão o Paraná na OBM.

As Olimpíadas de Matemática são uma iniciativa que envolve estudantes do 6º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio da rede estadual. Com quase um milhão de alunos participando ao longo do processo, a OMAP se consolidou como uma das principais iniciativas de incentivo ao ensino da matemática no Paraná.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

"O desafio das Olimpíadas de Matemática é fundamental para despertar o interesse dos alunos por esta área do conhecimento. A OMAP não só melhora a proficiência dos estudantes, mas também valoriza o trabalho dos educadores na prática pedagógica", destacou Roni Miranda, secretário estadual da Educação.

SOCIOEMOCIONAIS -O evento, que ocorre no Hotel Rafain, inclui palestras, oficinas e atividades interativas, proporcionando aos alunos um ambiente rico em aprendizado e troca de experiências. Camila Fernandes Roberto, coordenadora de currículo da Seed-PR e uma das organizadoras do evento, explica que a ideia é oferecer uma imersão que visa não apenas a formação acadêmica, mas também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. “Essa é uma oportunidade única para que os jovens se preparem para os desafios da OBM."

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Além de aprimorar conhecimentos, a OMAP também proporciona um reconhecimento aos alunos que se dedicaram ao longo do ano. Durante a cerimônia de encerramento, que acontecerá no dia 2 de outubro, serão entregues medalhas aos melhores colocados, celebrando o esforço e a conquista de todos os participantes.