Dos 46 anos da Fundação Hansen Bahia (FHB) foi realizada na noite desta terça-feira, 19, na Câmara Municipal de Vereadores de Cachoeira.
Memórias foram revividas, histórias foram contadas de um alemão que se apaixou pela Bahia, em especial por Cachoeira e São Félix, e adotou o nome do Estado como sobrenome.
O novo momento vivido pela Fundação foi também enaltecido pelos convidados formados por autoridades locais, estaduais e pela comitiva internacional do Festival Internacional de Cinema: FINISTERRA FILM ART & TOURISM Brasil Afrobarroco. Ao som das Filarmônicas União Sanfelixta e 25 de Junho, do Samba de Roda Filhos da Barragem, do grupo de Capoeiristas Espaço Aberto e do EX30, o presidente da Câmara de Vereadores de Cachoeira, Vereador Isnaldo Cordeiro Silva, abriu a sessão destacando a grande importância da FHB para o Recôncavo Baiano.
A nova Diretora da Fundação Hansen Bahia - a jornalista Vanessa Dantas, ao lado do Coordenador Executivo - Jomar Lima, muito emocionados, deram ainda mais vida a história da Fundação. ”Hansen foi tão formidável que deixou todo o seu legado constituído oficialmente através da uma Fundação muito bem formatada com representantes dos mais variados segmentos e está viva há 46 anos. Estamos trabalhando arduamente para que possamos colocar a Fundação como uma grande protagonista da cultura, do turismo, da sustentabilidade, da educação, da economia solidária na Bahia, no Brasil e no Mundo”, enfatizaram.
O Deputado Estadual Rosemberg Pinto, que participou da solenidade representando o Governador Rui Costa, destacou a importância da cultura na vida de todos e o atual momento vivido pela Fundação. ”A cultura pulsa nas veias da população de Cachoeira e de todo Recôncavo Baiano. O povo que não tem cultura e que não propicia esse tipo de debate despreza a sua história e formação. Eu vejo a cultura como uma possibilidade de tornar vivas as nossas origens. A intenção é ampliar cada vez mais o potencial da Fundação. Hansen Bahia deixou um legado e um acervo muito importantes para a cultura baiana, e coloco-me à disposição para que possamos juntos fazer dela uma Fundação que retome o seu protagonismo e consiga continuar rejuvenescendo cada um de nós com o olhar da cultura, especificamente com um olhar de uma formação social plural e que muito nos orgulha”, salientou.
Participaram também da solenidade diversas autoridades, dentre elas: o Presidente do Conselho Estadual de Educação - Paulo Gabriel Nacif; o Prefeito da Cidade de Sesimbra (Portugal) - Francisco Jesus junto com toda a comitiva internacional do Festival FINISTERRA FILM ART & TOURISM Brasil Afrobarroco; a Vice-prefeita da Cidade de Cachoeira - Ana Cristina Soares; o Vice-prefeito da cidade de São Félix - Bartinho; o Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira – Luiz Antônio Costa Araújo; o vereador de São Francisco do Conde e Conselheiro da Fundação Hansen Bahia - Marivaldo do Amaral; a diretora da Fundação Cultural (Renata Dias) representando a Secretária de Cultura (Arany Santana); o Assessor Especial (Fernando Ferreiro) representando o Secretário de Turismo (Maurício Bacelar); representantes estaduais da Comunicação (Secom), do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e da Secretaria de Educação (SEC).