A cerimônia reuniu toda a comitiva internacional e autoridades na tarde desta terça-feira , 19, no Salão de Convenções da Estação Ferroviária Cultural de Cachoeira.
A prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, deu as boas-vindas aos irmãos portugueses e representantes da Grécia e ressaltou a importância do município sediar um evento dessa natureza:” Cachoeira e os municípios baianos tem uma vasta riqueza cultural e turística e precisamos apresentar isso ao mundo. Quero saudá-los e parabenizar a toda Comissão Executiva organizadora do Finisterra pelo belo evento”.
O Prefeito da Cidade de Sesimbra, Francisco Jesus, encantado com o Recôncavo Baiano, destacou o grande potencial turístico do município de Cachoeira e a importância de aprofundar ainda mais as relações entre o Brasil e Portugal; Sesimbra e Cachoeira. ”Aproveitamos a oportunidade para convidar todos vocês a estarem conosco no mês de outubro, em Sesimbra, momento em que estaremos realizando a décima edição do Festival Finisterra em Portugal”, destacou o prefeito.
O Festival FINISTERRA FILM ART & TOURISM Brasil Afrobarroco que acontece até o dia 24 de abril está sendo realizado pela Fundação Hansen Bahia (FHB) em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira e à Arrábida Film Comission. Conta com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Turismo (SETUR) e da Bahiagás. Recebe ainda os apoios das secretarias estaduais de Cultura (SECULT); Comunicação (Secom); do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) – por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato em parceria com a Fábrica Cultural; da Secretaria de Educação (SEC); além das Prefeituras Municipais de Cachoeira, São Félix, Santo Antônio de Jesus, Cairu, Valença, Saubara, Itaparica, Muritiba e da Câmara Municipal de Vereadores de Cachoeira.