Geral Maranhão
Uema e IFMA realizam aula inaugural do Mestrado em Produção Animal
O programa já é um marco histórico na educação superior de São Luís, representando a primeira colaboração formal entre a Uema e o IFMA para um curs...
24/09/2024 20h30
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), realizou, dia 24 de setembro, no auditório do prédio do Curso de Engenharia de Pesca, a aula inaugural da primeira turma do Programa de Pós-Graduação em Produção Animal (PPGPA).

O PPGPA tem sua gestão compartilhada entre a Uema, no Centro de Ciências Agrárias (CCA) – Campus São Luís, e o IFMA, no Campus Maracanã, também em São Luís. A proposta emergiu de discussões estratégicas, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento científico e tecnológico do Maranhão, além de formar recursos humanos para atuar nos segmentos produtivos relacionados à produção animal.

O programa já é um marco histórico na educação superior de São Luís, representando a primeira colaboração formal entre a Uema e o IFMA para um curso de pós-graduação stricto sensu. 

O reitor da Uema, Walter Canales, destacou a importância da parceria entre as instituições ao afirmar. "Participamos hoje de mais uma aula inaugural na nossa universidade, dessa vez de um curso de pós-graduação. Trata-se de uma aula de mestrado, que possui uma particularidade interessante: é um mestrado realizado em associação com o IFMA. Nesse contexto, as duas instituições se unem, com seus professores doutores, currículos e pesquisas, para que possamos formar mais mestres. Isso é fundamental, especialmente aqui no Maranhão, um estado que tanto carece de pós-graduação e de pesquisa voltada para o desenvolvimento local e regional".

Segundo a coordenadora do Mestrado na Uema, Fabiana Penalva, essa parceria entre as duas instituições traz consigo grandes expectativas. “Acreditamos que essa união de forças entre Uema e IFMA, duas instituições que possuem vasta experiência nas áreas de Zootecnia e Recursos Pesqueiros, será uma oportunidade para somar conhecimentos e formar profissionais altamente qualificados para o mercado”, destacou a professora.

A coordenadora ressaltou que a primeira turma tem um papel crucial, sendo referência para as próximas. “As expectativas são as melhores possíveis. Esperamos que esse grupo inicial seja um exemplo a ser seguido, sendo um exemplo para as próximas turmas do Mestrado. Queremos que essa parceria se consolide como um sucesso, gerando muitos produtos acadêmicos, artigos e, principalmente, uma formação dinâmica e abrangente”, comentou.

O mestrado, que inicialmente oferta 15 vagas, tem como foco áreas como Aquicultura e Pesca, além da Produção de Animais Domésticos, com ênfase em tecnologias voltadas para a produção pecuária e aquícola do Maranhão. A oferta de um curso específico em São Luís atende a uma demanda crescente por especialização na produção animal, especialmente em um estado que se destaca como um dos maiores produtores de bovinos e peixes do Nordeste.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche, “essa iniciativa representa um marco significativo para a instituição, sendo a primeira associação desse modelo aprovada pela Capes na Uema”. Ele, ainda, frisou que “com o novo PPGPA, a Uema amplia sua oferta para 19 cursos de mestrado e 9 cursos de doutorado, reforçando seu compromisso com a excelência na formação acadêmica e a inovação científica”.

O vice-coordenador do Mestrado no IFMA, Danilo Brito, comentou sobre o processo de criação do curso. “Em 2016 e 2017, tentamos, de forma individual, submeter uma proposta de mestrado na área de Produção Animal pelo IFMA. Em ambas as ocasiões, não conseguimos a aprovação devido a questões relacionadas ao corpo docente e publicações. Já em 2019, recebemos o convite para realizar uma associação com a Uema. Foi então que unimos o corpo docente do IFMA ao da Uema, o que resultou na criação do mestrado em Produção Animal em associação entre as duas instituições. Essa parceria nos levou à aprovação junto à Capes do nosso programa de Mestrado em Produção Animal".

O diretor geral do IFMA, Campus Maracanã, Jeovani Machado Rodrigues, destacou a importância da parceria e o impacto para o campus Maracanã. "É um dia muito importante, pois este é o nosso primeiro curso de pós-graduação. Ele surgiu por meio da associação com a Universidade Estadual do Maranhão, para ofertarmos esse curso na área de Produção Animal. O mestrado vem em um momento oportuno, quando fizemos grandes investimentos na formação de professores, que agora estão retornando do doutorado e construindo seus currículos. No entanto, não conseguimos fazer isso sozinhos. Foi aí que veio o convite da Uema e, com essa parceria, conseguimos aprovar o nosso primeiro curso. É muito importante, pois essa oferta fortalece a pesquisa na área de Produção Animal e a produção científica, além de contribuir para a construção de novos currículos. Já estamos pensando em próximas ofertas, tanto em nível de mestrado quanto de doutorado, que é o nosso horizonte para o campus Maracanã", frisou ele.

A parceria entre Uema e IFMA visa não apenas a formação acadêmica, mas também a consolidação de um programa de pesquisa robusto, que interaja com instituições de ensino, pesquisa e empresas públicas e privadas, promovendo o desenvolvimento sustentável e tecnológico do Maranhão.

O evento contou com a palestra “Sustentabilidade na Produção Animal”, ministrada pelo Prof. Dr. Ronaldo Cavalli, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).