Confiança é uma das palavras que define o rádio, em diversas pesquisas o veículo é apontado como o meio que possui maior credibilidade pela população. A proximidade das emissoras e comunicadores na transmissão da informação de forma instantânea cria um vínculo direto com o ouvinte. O rádio faz parte do cotidiano das pessoas, especialmente em um país continental como o Brasil, tornando-se um companheiro de todas as horas e um importante meio de informação, entretenimento e uma poderosa ferramenta de combate às notícias falsas.
As notícias falsas prestam um grande desserviço no enfrentamento à pandemia. Diversas mortes por Covid-19 ocorreram pela crença em tratamentos ineficazes e pela negação à vacina. Em tempos de pandemia onde a notícia, correta e confiável pode salvar vidas, a atuação multiplataforma das rádios e seu alcance tornam o rádio um importante aliado no combate às notícias falsas.
O rádio é uma arena para diversas vozes se manifestarem, serem representadas e ouvidas de modo democrático. As estações de rádios oferecem uma ampla variedade de programas, de conteúdo e pontos de vista refletindo a diversidade de seu público. O rádio acompanha a evolução tecnológica, permanecendo inclusivo e representativo, considerando a sua capilaridade e a natureza dos serviços de comunicação de caráter local que prestam ao bairro ou comunidade atendida. As rádios comunitárias e educativas são instrumentos importantes que respondem facilmente ao apelo do público por diversidade na redação e no conteúdo editorial.
Um público informado, com competências de Alfabetização Mediática e Informacional – AMI, também é necessário, para que os ouvintes descubram, consumam e respondam criticamente ao conteúdo que ouvem. Cada vez mais, as emissoras de rádio estão incluindo programas de alfabetização midiática e informacional em sua programação, de modo que seus ouvintes possam apreciar as informações e as notícias de qualidade que as rádios lhe oferecem.
A 13.ª edição do Dia Mundial do Rádio sob o tema Rádio e Confiança também discute os seguintes subtemas:
Confiança no rádio jornalismo
Produção de conteúdo independente e de qualidade
Respeito aos padrões éticos do jornalismo tornou-se um desafio na atual era digital. No entanto, para manter ou aumentar a confiança dos ouvintes, o jornalismo deve continuar a se basear em oferecer informações confiáveis e de interesse público.
Confiança e Acessibilidade.
Cuidando e atendendo ao seu público.
Alcançar públicos específicos, significa atender às necessidades informacionais de cada ouvinte. O rádio pode ser um catalisador para inclusão, diversidade e participação social. As plataformas de rádio digital oferecem recursos inovadores para acessibilidade, com legendas automatizadas para ouvintes cegos e disponibilidade de seu conteúdo em libras.
Confiança e Viabilidade das emissoras de rádio.
Como o rádio pode sobreviver a crise financeira que atinge o mercado de mídia? Como transformar o engajamento do público fiel em sustentabilidade financeira?
A sobrevivência econômica das emissoras de rádio depende da sua capacidade de reter uma base de ouvintes leais e da interação dos ouvintes ser incorporada de modo rentável em seus modelos de negócios.
(O Coletivo IBI tem a satisfação de parabenizar, essa data com os profissionais do rádio. Parabéns! ).