Geral Tocantins
Detran/TO realiza ações educativas da Semana Nacional do Trânsito 2024
Campanha visa sensibilizar condutores e demais usuários das vias sobre os altos índices de sinistros
23/09/2024 13h01
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins

As ações educativas da Semana Nacional do Trânsito, desenvolvidas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), nesse sábado, 21, foram marcadas pela entrega de materiais didáticos e serviços de saúde, como aferição da pressão e medição da taxa de glicemia, na Capital, na Avenida Tocantins e na Praia da Graciosa, e demais municípios tocantinenses.

A gerente de Educação para o Trânsito, Hélida Cristina, destaca que as ações visam promover uma reflexão por parte dos condutores e demais usuários das vias sobre os problemas relacionados ao trânsito e os caminhos para superá-los. “Em nossas abordagens, buscamos evidenciar comportamentos que infringem a legislação de trânsito e sensibilizar a todos sobre os altos índices de acidentes, com o propósito de incentivar uma postura mais prudente e responsável nas vias por parte dos condutores”, afirmou.

Conscientização

Continua após a publicidade

Em Palmas, as ações se concentraram em pontos turísticos que reúnem centenas de visitantes, além de locais estratégicos com alto fluxo de veículos e pedestres, permitindo que a mensagem da campanha alcance o maior número possível de pessoas. O órgão também promoveu atividades de educação para o trânsito com os servidores da Controladoria-Geral do Tocantins (CGE/TO) e os visitantes do Parque Cesamar, importante cartão postal da Capital, que atrai diversos visitantes em busca de lazer e espaço para praticarem atividades físicas.

As atividades da Semana Nacional do Trânsito também contemplaram caminhoneiros tocantinenses, em uma ação do Detran/TO no Posto Figueiredo, no distrito de Luzimangues, onde também foi realizado uma panfletagem e ofertado serviços de saúde.

Continua após a publicidade

Educadores de trânsito, agentes de fiscalização do Detran/TO e demais parceiros têm atuado em diversos municípios tocantinenses, seja em escolas, empresas, órgãos e avenidas, levando as ações da campanha a toda a população. O calendário completo das atividades que integram a Semana Nacional de Trânsito pode ser conferido no link:https://www.to.gov.br/detran/semana-nacional-de-transito-2024/3cxwsio16bqy.

Parceiros

Continua após a publicidade

O Detran/TO conta com o apoio de órgãos e instituições na realização das ações que integram a Semana Nacional do Trânsito, com destaque para o Sest Senat, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Militar do Tocantins (PMTO), a Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Palmas (ATTM), a Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura do Tocantins (Ageto), a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Tocantins (DNIT).

Semana Nacional

A Semana Nacional de Trânsito teve sua abertura na quarta-feira, 18,no Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maya, onde ocorreu a premiação dos estudantes da rede estadual de ensino vencedores do I Concurso de Redação sobre Segurança no Trânsito do Detran/TO.

Com o slogan “Paz no Trânsito, começa por você”, a Semana Nacional do Trânsito completa 27 anos em 2024. Instituída em 1997 pelo Código de Trânsito Brasileiro, o movimento marca um período no calendário dos órgãos e entidades de trânsito em que as ações de educação para o trânsito são intensificadas.

Ação educativa no Posto Figueiredo, no Distrito de Luzimangues, voltadas ao caminhoneiros - Felix Carneiro/Governo do Tocantins
Equipe de Educação para o Trânsito abordou moradores em Taquaralto com o propósito de promover uma reflexão sobre a temática - Felix Carneiro/Governo do Tocantins
Teatro de fantoche na Escola Municipal Sementes do Amanhã, em Palmas, onde educadores tratam da temática do trânsito com alunos trazendo uma abordagem mais descontraída - Felix Carneiro/Governo do Tocantins
Equipes do Detran/TO realizaram aferição da pressão e medição da taxa de glicemia nas ações educativas - Felix Carneiro/Governo do Tocantins