Trânsito ÔNIBUS ELÉTRICOS
Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado da Bahia, amplia linhas em Lauro de Freitas.
A inauguração contou com a presença de autoridades do Estado, e dos municípios de Lauro de Freitas e Simões Filho.
21/09/2024 00h01
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
Foto: Divulgação / Lucas Lins - SUPCOM PMLF

A Prefeitura de Lauro de Freitas, em parceria com o Governo do Estado, ampliou o sistema de transporte público com a inauguração de novas linhas utilizando os ônibus elétricos. A partir desta sexta-feira (20), o município terá as rotas:  Parque São Paulo x Terminal Aeroporto e  Simões Filho x Terminal Aeroporto. A expansão faz parte do Projeto Piloto de descarbonização da frota de transporte da Região Metropolitana.

O evento de inauguração contou com a presença de autoridades do Estado, da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA), de Lauro de Freitas e Simões Filho. 

A prefeita Moema Gramacho destacou os avanços no transporte público da cidade e agradeceu ao Governo do Estado pela parceria na ampliação da frota de ônibus elétricos. Ela ressaltou o impacto positivo das novas linhas para a mobilidade urbana e o meio ambiente. "Lauro de Freitas já conta, há dois anos, com nove ônibus elétricos que saem do Centro da cidade, em frente ao Colégio Bartolomeu de Gusmão, com destino à Estação Pituaçu. Essa ampliação tem dois objetivos: primeiro, promover a descarbonização do sistema de transporte público, contribuindo para o meio ambiente. Além disso, melhora a mobilidade e oferece mais conforto aos nossos cidadãos, com ônibus de melhor qualidade, equipados com Wi-Fi e ar-condicionado. Futuramente, esses ônibus terão vias exclusivas. A nova linha do Parque São Paulo até o Terminal Aeroporto beneficia os moradores da Itinga, que agora passam a ser contemplados por esse serviço", destacou Moema.

Continua após a publicidade

O secretário licenciado da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP), Olinto Borri, destacou a importância dessa ampliação. "Sendo a segunda maior estação do sistema metroviário da Bahia, atrás apenas da Lapa, que atende 38 mil passageiros por dia, a chegada dessas novas linhas contribui para o nosso objetivo de alcançar 6 mil passageiros/hora nos horários de pico, das 6h às 7h e das 18h às 19h. Hoje é um momento histórico, já temos uma linha que liga o Centro de Lauro de Freitas à Estação Pituaçu via Ipitanga e agora estamos adicionando mais duas linhas no Terminal Aeroporto. Esse é um projeto de descarbonização da frota de ônibus, um compromisso com o meio ambiente e com as futuras gerações. Além disso, a gratuidade implementada desde 2022 será mantida nessas novas linhas”, ressaltou.

Itinerário.

Continua após a publicidade

Visando facilitar o acesso da população ao sistema metroviário, a linha 955.URB (Simões Filho x Terminal Aeroporto) contará com sete horários diários, das 5h30 às 21h30. Seu itinerário inclui Praça Noêmia Meireles (Simões Filho), Av. Elmo Serejo de Farias (Simões Filho), CEASA, BA-526 (CIA Aeroporto) e Terminal Aeroporto. A linha 924.URB (Parque São Paulo x Terminal Aeroporto) terá 20 horários diários, iniciando às 5h e encerrando às 21h30, com itinerário passando pelo Parque São Paulo, Largo do Caranguejo (Itinga) e Terminal Aeroporto.

Continua após a publicidade

Mais ônibus.

A Prefeita Moema também falou sobre o processo de licitação para a aquisição de 30 novos ônibus elétricos. “Conseguimos, por meio do PAC, a compra desses veículos. Hoje, já contamos com os que estavam em funcionamento, além de mais cinco. Agora, estamos prontos para receber os novos ônibus adquiridos pelo PAC Pró-transporte, o que nos permitirá expandir o serviço para outros bairros. O Centro e Itinga serão beneficiados e, com os 30 novos ônibus, atenderemos toda a cidade, facilitando o deslocamento até a Estação do Metrô ou Simões Filho. Estamos preparando a licitação para que esses 30 ônibus elétricos circulem em vias exclusivas”, contou a Prefeita.

Reportagem / Yandra Barros / SUPCOM PMLF