Educação Educação
Em Irati, Educação lança projeto para o plantio de 40 mil mudas de árvores nativas
Inicialmente, serão distribuídas 20 mil mudas entre 15 Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEPs). Estima-se que cerca de 3,5 mil a 4 mil ...
20/09/2024 17h32
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

A Secretaria de Estado da Educação lançou nesta sexta-feira (20), no Centro Estadual Florestal de Educação Profissional Costa e Silva, em Irati, o Projeto Agrofloresta Paraná. A data foi estrategicamente escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, celebrado neste sábado (21), destacando a importância da preservação ambiental e da sustentabilidade.

A ação prevê o plantio de 40 mil mudas de espécies nativas, com a distribuição inicial de 20 mil mudas entre 15 Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEPs). Estima-se que cerca de 3,5 mil a 4 mil estudantes serão diretamente impactados, participando de atividades práticas de plantio, manejo e monitoramento das mudas.

O Projeto Agrofloresta Paraná tem como objetivo principal fomentar a cultura de sustentabilidade nas escolas e comunidades do Estado. A iniciativa busca sensibilizar alunos, professores, funcionários e pais sobre a importância da preservação do meio ambiente, promovendo ações que ajudem a reduzir os impactos ambientais negativos.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O evento contou com a presença de autoridades locais que participaram do plantio das primeiras mudas de árvores, um ato simbólico de compromisso com o meio ambiente.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, o Projeto Agrofloresta Paraná é um passo fundamental para a construção de uma cultura ambiental mais consciente.

“Ao envolver nossos alunos neste processo, estamos dando um exemplo ao Brasil em preservação do meio ambiente. Além disso, o Colégio Florestal de Irati é referência em plantio, produção de mudas, de paisagismo e, mais uma vez, sai na frente com esse grande trabalho de plantio de mudas nativas”, afirmou.

Continua após a publicidade

Renato Hey Gondin, coordenador dos Colégios Agrícolas e Florestais na Seed, disse que o Projeto Agrofloresta Paraná representa um importante avanço no esforço do Governo do Estado para promover práticas sustentáveis e engajar a comunidade escolar em iniciativas de reflorestamento.

“A maior parte dos nossos alunos vem de áreas rurais e quando eles se deparam com o seu colégio promovendo a recomposição de áreas degradadas, esse cuidado com a sustentabilidade, automaticamente eles se apropriam desse conhecimento e dessa consciência e acabam levando esse conceito para as suas propriedades rurais”, explica Gondin.