Educação Acre
Governo pede e FNDE priorizará processos para construção de escolas no Acre
Por solicitação do governo do Acre, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vai priorizar a análise de processos referentes a recurs...
19/04/2022 20h10
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Acre

Por solicitação do governo do Acre, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vai priorizar a análise de processos referentes a recursos para a construção de escolas em diversos municípios acreanos abrangendo o ensino fundamental e o médio.

O compromisso do governo do Acre inclui ampliar a rede de ensino atendendo às necessidades da população. Foto: Dilma Tavares/Repac

O pedido com este objetivo foi feito pelo secretário de Educação do Estado, Aberson Carvalho, e o representante do governo do Acre em Brasília, Ricardo França, para o presidente do FNDE, Marcelo Lopes da Ponte, em reunião realizada na tarde desta terça-feira, 19, em Brasília.

“O objetivo é atender às necessidades das comunidades locais com a criação de escolas que ofereçam um ensino de qualidade, em conformidade com as atuais orientações e modalidades específicas de ensino e dentro do processo de estruturação de rede”, explicou o secretário de Educação.

O representante do governo em Brasília, Ricardo França, reforçou destacando que “priorizar a análise desses processos significa possibilitar que os benefícios cheguem mais rápido para as comunidades a serem atendidas”.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A resposta do presidente do FNDE foi direta: “Vamos dar prioridade a todas essas solicitações”, disse já orientando a sua assessoria neste sentido.

As escolas

Os processos em análise no FNDE abrangem recursos destinados à construção de escolas nos municípios de Mâncio Lima, Manoel Urbano, Senador Guiomard, Sena Madureira, Brasiléia, Capixaba, Feijó e na capital, Rio Branco. A iniciativa, explicou o secretário Aberson, é um compromisso do governador Gladson Cameli.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O compromisso do governador, reforçou o secretário, inclui ampliar a rede de ensino atendendo às necessidades da população “com escolas específicas de acordo com as atuais modalidades de ensino, como o integral e os colégios militares, além da separação dos públicos do ensino médio e fundamental, levando esses avanços também para o interior do Estado”.

Conforme exemplificou Aberson, em Feijó será construída uma escola militar. Em mâncio Lima, será uma escola de ensino fundamental na modalidade de tempo integral. Já Brasiléia ganhará uma escola de ensino médio, abrindo vagas para os adolescentes e promovendo a separação das crianças do ensino fundamental, “pois cada um deve estar na sua etapa de aprendizagem e desenvolvimento”.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Também participou da reunião o assessor técnico da Repac, Anísio Rocha.