Geral Maranhão
Governo alcança mais de 9 mil cirurgias ortopédicas em sete meses com o programa “Cirurgias – Aqui, a fila anda”
Diante das demandas específicas das cirurgias ortopédicas, a gestão estadual tem direcionado investimentos significativos para viabilizar as ações.
19/09/2024 20h12
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão

O Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizou 9.329 cirurgias ortopédicas até julho de 2024 pelo programa "Cirurgias – Aqui, a fila anda". O sucesso do programa executado pelo governo Carlos Brandão promove a redução das filas e um aumento exponencial das cirurgias eletivas realizadas neste ano.

“Com a realização de cirurgias complexas, como as de joelho, ombro, quadril e o uso do fixador externo Ilizarov, por exemplo, estamos proporcionando mais agilidade nos procedimentos e tenho certeza a recuperação da qualidade de vida dos nossos pacientes. Por isso, até o final de setembro, serão realizados mais 300 procedimentos cirúrgicos ortopédicos nas cidades de São Luís, Caxias e Bacabal”, anunciou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

O Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO) de São Luís, realiza desta quinta-feira (19), até domingo, uma nova etapa do programa "Cirurgias – Aqui, a fila anda", com 40 cirurgias ortopédicas de joelho, incluindo: reconstrução de ligamento cruzado anterior, meniscectomia e artroscopia de joelho. Além disso, uma nova fase, com mais 40 cirurgias, já está agendada para os dias 26 a 29 de setembro.

Continua após a publicidade

Diante das demandas específicas das cirurgias ortopédicas, a gestão estadual tem direcionado investimentos significativos para viabilizar as ações. "Existe uma infraestrutura que vai da disponibilização de materiais, remédios e os profissionais da recepção, da enfermagem e da higienização, todos desempenhando um papel crucial, para que o próximo procedimento possa ser realizado com segurança" explicou o diretor clínico do HTO, Damião Castro.

O autônomo Samuel Barbosa, de 46 anos, rompeu os ligamentos do joelho, após uma queda de uma altura de 3 metros, enquanto trabalhava. “Eu acho importante pelo fato de ter muita gente precisando da cirurgia. Essa atitude de mutirão é muito importante, porque quem estava esperando agora adiantou”, disse Samuel.

Continua após a publicidade

O motorista Anderson Cleiton Costa, de 36 anos, teve os ligamentos do joelho rompidos, enquanto jogava futebol. Paciente recorda o momento da ligação da equipe da unidade informando a data da cirurgia eletiva. “Muito bom o atendimento deles, me ligaram há um mês dando as orientações para atualizar os exames pré-operatórios, dizendo todas as formas que a gente deveria vir, procedimentos. Muito interessante mesmo”, afirmou Anderson.