Passo importante na gestão das Unidades de Conservação (UC) do Piauí, A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realizou, nesta quarta-feira (18), por meio da Diretoria de Conservação da Biodiversidade (DCBio), a 1ª Oficina de Capacitação do Conselho Gestor das UCs do estado.
Os conselheiros desempenham um papel crucial, em conjunto com a Secretaria, no auxílio da gestão das UCs e na integração da população e das ações desenvolvidas no entorno das áreas.
O auditor fiscal ambiental José Nétto, da Gerência de Áreas Protegidas (GAP) da Semarh, explica que o objetivo da oficina foi propiciar a capacitação dos conselheiros, momento em que se trabalhou com explanação de conteúdo teórico acerca das funções dos conselheiros. “Foram realizadas dinâmicas e exercícios práticos, com o intuito de promover um aprendizado mais efetivo e engajador”, pontua.
Os membros dos conselhos gestores capacitados multiplicarão a metodologia para a aplicação interna de cada conselho, formando assim conselheiros conscientes de suas responsabilidades em prol da gestão efetiva e harmônica das Unidades de Conservação Estaduais.
A oficina teve como facilitadores os auditores fiscais da Gerência de Áreas Protegidas (GAP), José Nétto e Átila Mesquita, e foi realizada na Centro de Educação Ambiental (CEA) da Semarh, tendo como público-alvo presidentes, vice-presidentes e membros das secretarias executivas dos Conselhos Gestores da Unidades de Conservação estaduais.
A capacitação é um compromisso do Governo do Piauí, por meio da Semarh, de seguir fortalecendo a proteção das UCs em todo o estado. Atualmente, todas as 14 unidades de conservação estaduais possuem Conselho Gestor institucionalizados:
-Parque Estadual Cânion do Rio Poti
-Parque Estadual da Serra de Santo Antônio
-Área de Proteção Ambiental Cachoeira do Urubu
-Área de Proteção Ambiental de Ingazeiras
-Área de Proteção Ambiental das Nascentes do Rio Canindé
-Área de Proteção Ambiental dos Altos cursos dos Rios Gurguéia e Uruçuí-Vermelho
-Área de Proteção Ambiental da Lagoa de Nazaré
-Área de Relevante Interesse Ecológico da Lagoa do Portinho
-Parque Estadual Zoobotânico
-Estação Ecológica da Chapada da Serra Branca
-Parque Estadual do Rangel
-Área de Proteção Ambiental das Nascentes do Rio Uruçuí-Preto
-Área de Proteção Ambiental das Nascentes do Rio Longá
-Monumento Natural Estadual das ITANS