Meio Ambiente Meio ambiente
Em nova ação do projeto SemeAr, centenas de mudas de árvores são plantadas no Vale do Taquari
A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) realizou, nesta quinta-feira (19/9), mais uma edição do projeto SemeAr, em parceria com o Ins...
19/09/2024 12h42
Por: Redação Fonte: Secom RS

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) realizou, nesta quinta-feira (19/9), mais uma edição do projeto SemeAr, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e o Comando Militar do Sul, integrantes da Operação Taquari 2. A ação, que prevê a revegetação de áreas atingidas pelas enchentes, é alusiva ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro.

Em Taquari, foi feito o plantio de mudas nativas em área de preservação permanente do Rio Taquari, no Parque do Capão. A ação Replantando a Mata Ciliar no Rio Taquari foi realizada por integrantes da Sema, alunos da rede pública de ensino, voluntários e militares.

De acordo com a coordenadora da assessoria de Educação para a Sustentabilidade da Sema,Mariela Secchi, foram plantadas mais de 500 mudas, que foram doadas pelo Jardim Botânico de Porto Alegre e pelas companhias Certaja, DEXCO e Sicredi. O Rotary Club também apoiou a ação. Mariela ressaltou, ainda, que as atividades fazem parte do Projeto de Educação Ambiental em Riscos de Desastres, que está sendo construído junto ao Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas.

Continua após a publicidade

Também nesta sexta-feira, em Imigrante, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arco Íris e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio realizaram o plantio simbólico de mudas de espécies nativas. A ação começou na sexta-feira (13/9), quando foi realizada uma oficinapara 160 alunos da rede pública de ensino sobre a germinação de sementes.

SemeAr

Continua após a publicidade

O projeto SemeAr é uma parceria entre o Comando Conjunto da Operação Taquari 2, o Ibama, a Sema e as prefeituras de Taquari e de Imigrante. A ação conta ainda com o apoio do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa Florestal, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, da Universidade do Vale do Taquari e do Movimento Pro Mata Ciliar. A primeira ação do projeto ocorreu em 17 de julho, com o lançamento de aproximadamente cinco milhões de sementes de 28 espécies nativas sobre áreas de encosta dos municípios de Marques de Souza, Santa Clara do Sul e Pouso Novo.

A semeadura foi realizada através de bombas de sementes, técnica que consiste no lançamento aéreo de pequenas trouxas que contém as sementes e são confeccionadas com material biodegradável. Elas foram elaboradas em uma oficina ministrada pela Assessoria de Educação para a Sustentabilidade e pela Divisão de Flora da Sema para alunos da rede pública de ensino dos municípios atendidos.

Continua após a publicidade

Texto: Cassiano Cavalheiro/Ascom Sema
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom